Medicina: Terceira etapa do Pism da UFJF acontece no dia 27

As provas da terceira etapa para seleção do curso de Medicina no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais  acontecem no dia 27 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

A seletiva do Pism acontecerá nos municípios de Juiz de Fora e  Governador Valadares. A previsão é que fique em cada sala uma média de 18 ou 19 alunos cada, número que pode mudar conforme a cidade.

Os portões serão abertos às 11h e as provas terão início às 13h. A abertura mais cedo tem o intuito de diminuir a aglomeração na chegada dos participantes.

Vagas

Para o curso de Medicina, estão sendo ofertadas no total 140 vagas no módulo III do Pism, das quais 90 são para Juiz de Fora e 50 em Governador Valadares.

A instituição reserva metade das vagas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo uma porcentagem para alunos de baixa renda e também para pretos, pardos e indígenas.

Provas

As provas dos módulos I, II e III terão duração máxima de 04h e 30 min (quatro horas e trinta minutos) e mínima de 01h e 30min (uma hora e trinta minutos) e serão realizadas no horário das 13h às 17h30min. Elas serão formadas por questões objetivas e discursivas. Confira:

Resultados

Segundo a retificação do edital, no novo cronograma, as notas das provas do módulo III serão divulgadas no dia 7 de abril e o resultado final, após recurso, está previsto para ser liberado no dia 15 do mesmo mês.

Sobre o PISM

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio. Esse sistema busca uma maior interação entre o Ensino Médio e o Superior, já que avalia os conhecimentos do estudante ano a ano, sendo cobrado, em cada prova, conteúdo cumulativo dos anos anteriores conforme Resolução n°58/2011.

Por ser um processo de avaliação seriada, o PISM permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Com isso, ele pode avaliar quais os conteúdos que precisam de uma maior atenção e corrigir as falhas, sem sair prejudicado.

Quem pode participar do módulo III do PISM?

• quem estiver continuando o triênio do PISM, ou seja, tenha feito o PISM II no ano anterior ao da inscrição no PISM III, e;
  • estiver cursando o 3° ano do Ensino Médio, ou;
  • o 4° ano de Curso Técnico cuja duração seja de quatro anos, ou;
  • a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva;

Observação:

• NA INSCRIÇÃO DO PISM III ESCOLHE-SE O CURSO E GRUPO DE COTAS
  • QUEM FAZ O PISM III AGUARDA A PUBLICAÇÃO DAS NOTAS E RESULTADO FINAL PARA VERIFICAR SUA APROVAÇÃO;

Para mais informações sobre o PISM e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acesso o site https://www.ufjf.br/medicinagv/ e o Edital.