MUDANÇAS NO PROUNI E A NOVA MEDIDA PROVISÓRIA

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

MUDANÇAS NO PROUNI

A partir de agora alunos que estudaram em escolas privadas sem bolsa de estudos, também podem participar do Prouni. A medida provisória assinada pelo presidente da república, foi publicada hoje (7) no Diário oficial da União.

Até então só poderiam ter acesso ao prouni alunos com perfil socioeconômico de baixa renda; possuir alguma deficiência: tem que comprovar no ato da matrícula, além da comprovação de renda.

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada na condição de bolsista integral ou, ainda, ter cursado parte do Ensino Médio em escola pública e parte em instituição privada também com bolsa integral.
  • Ser professor da rede pública: neste caso, não é necessária a comprovação de renda, nem ter feito Ensino Médio em escola pública. Só é permitida a inscrição nesta modalidade para professores que não tenham nível superior para os cursos de licenciatura, para professores no exercício do magistério da educação básica e que componham o quadro de funcionários efetivos da escola. Os candidatos têm que prestar o ENEM.

Se inteirou no que prega o Prouni? Agora vamos entender melhor o que é uma Medida Provisória, para gente ficar ligado nessas mudanças do Prouni.

As MPS são medidas tomadas pelo presidente da República em caso de urgência e relevância para o país. Anotou essa visão? Então vamos a diante.

Os critérios econômicos permanecem iguais, ou seja, apenas alunos com renda per capita até 3 salários mínimos podem participar, mas o que muda com essa MP?

Alunos que estudaram em escola particular no ensino médio sem bolsa de estudos, porem pleitear o PROUNI, usando a nota do ENEM.

Comprovação de renda? o Ministério da Educação (MEC) não exigirá mais dos estudantes a comprovação de renda familiar ou de deficiência, caso essas informações há estejam em bancos de dados do governo.

O que leva a outra reflexão, recentemente foi discutido uma reforma tributária no Prouni, o que colocava em risco as bolsas para alunos de baixa renda. E agora essa MP amplia alguns requisitos. Para especialistas em educação essa MP pode excluir o ingresso de jovens mais pobres as universidades particulares, além de números de fraudes em relação a não comprovação de renda.

Por outro lado, as associações de Universidades Privadas comemoram a medida do presidente da república, elas afirmam que essa MP vai contribuir para o aumento de número de alunos para as universidades e menos vagas ociosas do Prouni.

E você? O que achou dessa MP? Conta para gente no nosso Instagram.  Tem Enquete rolando nos stories.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?