Negros com ensino superior têm menor presença cargos

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Nos últimos anos, o quadro de emprego no Brasil não esteve animador. De 2014 para 2017, o número de desempregados quase dobrou e se manteve alto, com pequena queda em 2019, mas crescente intensificada em 2020, principalmente por conta da pandemia.

 

Infelizmente, a situação não está fácil para ninguém, mas, em um país com desigualdades latentes, alguns grupos ainda precisam enfrentar maiores percalços em uma realidade que já é difícil.

 

Com a piora dessa realidade, trabalhadores negros acabam sendo mais penalizados e compõem o grupo com maior dificuldade para atuar em carreiras de ensino superior. Consequentemente, eles acabam exercendo ocupações de menor qualidade.

 

Leia também: Empreendedores negros e menos escolarizados sofrem mais na pandemia

 

Segundo estudo da consultoria IDados, entre o primeiro trimestre de 2015 e 2020, o número de profissionais negros sobre-educados (que cursaram ensino superior, mas atuam em cargos de nível médio ou fundamental) cresceu mais do que brancos na mesma condição.

 

O levantamento mostra que no primeiro trimestre deste ano, 37,9% dos homens negros e 33,2% das mulheres negras estavam trabalhando em posições com nível inferior. Em 2015, esses percentuais eram de 33,6% e 27,3%, respectivamente.

 

Já para os trabalhadores brancos, também foi observado um crescimento no grupo de sobre-educados, porém em menor grau. Entre homens, o percentual passou de 27,2% para 29,6%, já com as mulheres, essa variação foi de 24,9% para 27,8%.

 

“A discriminação é, sem dúvida, um dos motivos do aumento de sobre-educados entre os negros. Há inúmeras evidências de que existe discriminação na hora da contratação quando o funcionário é negro”, explica Ana Tereza Pires, pesquisadora do IDados e responsável pelo estudo.

 

1 em cada 3 negros com ensino superior atua em cargo de nível inferior (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Negros qualificados não estão sendo absorvidos pelo mercado

Com a política de cotas, houve aumento na quantidade de negros com diploma de ensino superior. De 2011 a 2015, o número de homens negros graduados no mercado de trabalho cresceu de 1,7 milhão para 2,7 milhões, enquanto entre as mulheres foi 2,5 milhões para 4 milhões.

 

No entanto, o mercado não foi capaz de absorver esses profissionais. Segundo a pesquisadora, outros fatores, como a exigência do Inglês e de outras qualificações, acabam fazendo com que a graduação não seja suficiente.

 

“A própria competitividade do mercado de trabalho também pode fazer com que um diploma não seja suficiente. Às vezes, a facilidade que é dada para o homem branco, por exemplo, de estudar numa escola particular, fazer cursos de inglês e ter outros treinamentos, pode se tornar um fator extra que acaba pesando na hora de o empregador tomar a decisão”, diz Ana Tereza.

Em diversos setores, a presença de negros em áreas que demandam alta qualificação e especialização é menor, conforme mostra um mapeamento realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Em contrapartida, esse grupo cresce em atividades que não exigem graduação.

 

O percentual de trabalhadores formais negros no setor bancário é de apenas 23,1%, nas empresas aéreas é de 29,7% e no setor de óleo e gás chega a 34,6%. Mas esses números se invertem nos setores de telemarketing (64,1%), limpeza urbana (55,4%), e segurança (52,9%).

 

“Não existe uma regra dentro da instituição que diga: ‘não, não vamos contratar negros para a coordenação, não vamos colocar negros nos lugares de altos salários’”, diz o sociólogo e diretor do Ceert, Mario Rogério. “Existe uma informalidade que vai tirando alguns grupos de determinadas posições”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?