PEC-G: A sua chance de estudar medicina no Brasil

Compartilhar:

PEC-G

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O sonho de estudar medicina não é algo que se restringe somente ao Brasil, mas sim a boa parte do mundo, como Reino Unido, Argentina, Espanha e Alemanha, onde possuem alguns dos melhores cursos de medicina. Porém como tratamos de sonhos, o céu é o limite, o que faz com que muitos extrangeiros olharem para o Brasil como uma nova porta de oportunidades. E é aí onde se encaixa o Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G).

O programa

A PEC-G é um programa que oferece oportunidades para que extrangeiros de países que possuem acordos com o Brasil, se formem no nosso país. Foi desenvolvido pelo ministério das relações exteriores em conjunto com o da educação, contanto com a parceria de universidades publicas, tanto federais quanto estaduais, e algumas particulares.

O programa seleciona extrangeiros entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, para realizar a graduação no país. Esse aluno extrangeiro que é eventualmente selecionado, passará a cursar gratuitamente o curso escolhido, porém deverá atender a alguns pré-requisistos, como:

  • Provar que é capaz de custear suas dispesas no Brasil
  • Ter cerfiticado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente
  • Possuir proeficiência em língua portuguesa

De acordo com os editais e selecionados anteriores, são selecionadas preferencialmente o nicho de pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico com acordos firmados entre seu país de origem e o Brasil. Esse acordo tem como principal objetivo garantir que o aluno assim que concluir sua formação, voltará para seu país de origem para contribuir com a área em que se graduou.

Quanto a inscrição, ela deve ser feita junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. Sendo assim a data definida pelo Ministério das Realções Exteriores.

Pré-seleção

A pré-seleção dos candidatos é feita pelas missões diplomáticas brasileiras que encaminham a relação dos candidatos à (DCE/DCT/MRE).

Para a pré-seleção é necessária a apresentação dos seguintes documentos: declaração de compromisso, histórico escolar do ensino médio, comprovante de capacidade econômica dos pais e responsáveis, acompanhado da declaração de conclusão. Todos eles, com exceção do primeiro, com a devida autenticação do consulado brasileiro. Também é necessária a aprovação no Celpe-Bras para os candidatos lusófonos (que tem o português como língua oficial ou dominante).

Processo seletivo

Os candidatos de países que não aplicam o CELPE-BRAS (certificado de proficiência em língua portuguesa), após a Seleção do PEC-G serão submetidos ao curso de português para estrangeiros e ao exame CELPE-BRAS (apenas uma vez) no Brasil. A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. Confira o FAQ de perguntas frequentes sobre essa etapa

Seleção Final

A Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras; Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais e Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis nos termos da Portaria SESu/MEC Nº 510, de 21 de agosto de 2006, fazem a seleção final, em Brasília. Os resultados são divulgados pelas missões ou representações diplomáticas.

De acordo com dados obtidos pelo nosso portal, através do Senso de Educação Superior, o numero de alunos extrangeiros tendem a crescer com o passar dos anos, assim como foi visto aqui no Brasil, logo após o periodo de pico pandemico.

CONFIRA A LISTA DE INSTITUIÇÕES DE TODO O BRASILCONVENIADAS NA PEC-G

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?