Pessoas ansiosas tendem a ter sonhos parecidos, revela estudo

Notícias
Reading Time: 2 minutes

Pessoas ansiosas tendem a ter sonhos parecidos, revela estudo. A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos também, como sudorese e arritmia cardíaca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas vivem com ansiedade no mundo, no Brasil, esse transtorno atinge mais de 9% da população.

Sabemos que a ansiedade pode ser uma frequente na vida dos medaholics. E você que está lendo esse texto, é ansioso? Costuma ter sonhos aleatórios? Você sabia que esses sonhos podem ser sintomas de quadros de ansiedade?

Segundo a pesquisa realizada pela Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, e publicado na revista Dreaming, pelo menos três temas são mais comuns nos sonhos das pessoas que sofrem com ansiedade. Após analisar um grupo de 76 pessoas, onde metade sofria com o problema, os pesquisadores identificaram que haviam uma espécie de padrão nos temas dos sonhos dos pacientes ansiosos.

Ser perseguido, atacado fisicamente, ficar paralisado pelo medo, acidentes catastróficos e presenciar a morte de entes queridos eram assuntos que apareciam para aqueles que sofrem com a condição. A variedade de cenários e personagens nestes sonhos era muito maior entre os ansiosos do que nos que não possuíam o distúrbio.

Além dos temas recorrentes, algumas características prevaleciam nos sonhos entre as pessoas com ansiedade, entre elas a presença de relacionamentos antigos e a alta potência e velocidade.

O autor da pesquisa, Anton Ramish, explicou que os ansiosos tendem a ter mais pesadelos com ambientes assustadores e hostis.

“De acordo com essa noção, concluímos que os conteúdos dos sonhos em pacientes ansiosos não só existem em grande número, mas também são vivenciados por eles com uma intensidade e ênfase subjetivas particularmente altas”, afirmou.

Fonte: Metrópoles

Como ter equilíbrio emocional nos estudos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Entenda sobre antiguidade clássica para o Enem

Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina