Por trás do meme: Ratanabá X Fake News

Compartilhar:

Ratanabá Fake News

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você usa as redes sociais ou assiste televisão, com certeza deve ter se chocado com a descoberta de uma “cidade perdida” no meio da Amazônia. A cidade de Ratanabá segundo teóricos conspiratórios foi a capital mundial há 450 milhões de anos, quando nem mesmo existia a civilização humana. Além disso, a cidade seria a grande salvação do Brasil, por todas suas riquezas.

Mas tá… agora me diz ai você… será que dá pra acreditar mesmo nessa história?

A resposta é bem simples, não. Infelizmente não existe nenhuma cidade perdida que vai salvar o Brasil financeiramente, tudo isso não passou de uma grande fake news, inventada pelo mesmo responsável da descoberta do ET Bilú, da teoria do Cataclisma, e da “terra convexa”.

E no final das contas isso só mostra o quanto ainda estamos suscetíveis a qualquer noticia tendenciosa, que apareça nas redes sociais, seja ela verdadeira ou falsa, ainda não adestramos a nossa pulguinha atrás da orelha, a nos ajudar a ter um melhor critério, quando surgem essas “novidades ou descobertas”.

 

A Fake News no Brasil

Com a popularização e acesso facilitado aos meios de comunicação, o conceito de fake news ganhou forma. Empregado às notícias fraudulentas que circulam nas mídias sociais, e na Internet, o conceito é aplicado principalmente aos portais de comunicação online, como redes sociais, sites e blogs, que são plataformas de fácil acesso e, portanto, mais propícias à propagação de notícias falsas, visto que qualquer cidadão tem autonomia para publicar.

Aqui no Brasil, o Instituto Mundial de Pesquisa (IPSO), divulgou um estudo que nos revelou dados importantes. De acordo com esse levantamento, 62% dos brasileiros entrevistados já caíram em noticias falsas, sendo esse um valor muito acima, comparado a média mundial, que é de 48%. Porém, uma das maiores preocupações, são as fontes. De onde e como, essas pessoas têm acesso a tais noticias tendenciosas.

Infografico sobre fake news
A fake news no Brasil

Ao analisar os dados acima, fornecidos pelo portal da revista Exame, o Facebook e o Whatsapp são as maiores redes sociais impactadas pelo vírus da Fake News.

É explicita a forma em que esse tipo de noticia impacta no dia a dia da sociedade, podendo citar como exemplo, a pandemia que estamos passando desde 2020. Nesse período pandêmico, o aumento das informações falsas sobre a COVID-19, foi bastante expressivo, devido o proveito que portais de noticias veem em momentos frágeis, como esses, para lançar “em primeira mão” e com a falta do crivo de veracidade. a pandemia por si só já causou uma grande preocupação na população mundial, e se não bastasse tamanho pânico, adicione as falsas informações sobre a doença, circulando por aí.

Hoje mais que nunca, deve-se ter o cuidado ao olhar para toda e qualquer noticia, analisar as fontes, perguntar a terceiros e sempre adestrar a sua pulga atrás da orelha.

Você também deve gostar:

Por trás do meme: Brasil sofre com abandono de animais
Sistema Prisional – Um problema que persiste
Evasão Escolar: Entenda esse conteúdo para o Enem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?