Projeto de Lei prevê teste psicológico em alunos de medicina

Escolas Médicas medicina

Um projeto de lei na Câmara dos Deputados quer obrigar todo estudante de medicina, enfermagem e psicologia a passar por uma avaliação psicológica antes de começar a atuar no mercado.

O texto, de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), prevê que o teste psicológico seja realizado próximo à conclusão do curso, “de forma majoritariamente técnico-científica”, por entidades e profissionais habilitados. O exame positivo seria requisito necessário para permitir a regulamentação do estudante na profissão.

O projeto também quer obrigar as faculdades e universidades que ofertem esses cursos de disponibilizarem disciplinas sobre temas como bioética, humanização do atendimento em saúde e saúde mental no âmbito acadêmico e profissional. Na justificativa do texto, o deputado diz que “alguns indivíduos” formados em áreas da saúde acabaram tendo “comportamentos inadequados, bizarros, ultrajantes e até mesmo patológicos”.

Ele cita como exemplo uma reportagem do Metrópoles que mostra que as denúncias de importunação sexual contra médicos aumentaram 48%, em média, no Distrito Federal, além de casos amplamente noticiados no país, como a prisão de um anestesista que estuprava vítimas desacordadas.

“É importante estabelecer que a avaliação psicológica ora proposta visa apenas trazer mais garantias de segurança para a sociedade com relação ao indivíduo que se tornou profissional. Bem como a ampliação do rol de disciplinas a serem ministradas na formação destes profissionais. […] Várias profissões que atuam em defesa da proteção da vida e da segurança, como policiais, bombeiros, delegados entre outros, são submetidos a avaliação psicológica”, justifica.

O texto ainda não tem data para ser analisado.

Fonte: Metrópoles