Prouni 2022: Prorrogado prazo para comprovar dados

Compartilhar:

Prouni - Fies

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O Ministério da Educação prorrogou até sexta-feira (16) o prazo para a comprovação de informações para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O calendário com novos prazos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (13).

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas etapas do Prouni pode manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Acesso Único nos dias 27 e 28 de setembro.

O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 3 de outubro. Na mesma data se inicia o prazo para comprovação de informações, que segue até 7 de outubro.

Calendário
– Até 16 de setembro – Prazo de comprovação de informações da segunda chamada;
– 27 e 28 de setembro – Manifestação de interesse na lista de espera;
– 3 de outubro – Divulgação do resultado da lista de espera;
– 3 a 7 de outubro – Prazo para comprovação de informações da lista de espera.

Tudo sobre o Prouni 2022

Com toda essa tensão em datas, sempre tem chance de recebermos uma visita não tão agradavél, a da ansiesade, mas fique tranquilo que mesmo depois de ficar por dentro de todos esses prazos, fazemos o serviço completo e trouxemos dicas para aliviar a ansiedade nesse tempo, vem conferir.

  • Respire fundo, o Prouni não vai te endoidar!

A princípio inspire pelo nariz e expire pela boca no dobro do tempo. Repita igualmente quantas vezes você achar necessário, até aliviar essa tensão.

  • Rede de apoio

Procure o colo dos seus pais, da sua tia, do seu avô, da amiga, enfim, procure acalanto nas pessoas que te apoiam, que você confia e que dão aquele afagozinho no coração. Terapia é uma boa também. Quando ficamos ansiosos temos vários pensamentos disfuncionais e conversar com outras pessoas que te entendem ajuda a colocar esses pensamentos no lugar, além de evitar que você continue criando paranoias delirantes.

  • Coma bem e durma bem

Evite alimentos processados e muito gordurosos, eles não fazem bem para nosso corpo, o que pode potencializar o mal estar. Por outro lado, privar o sono não é opção, então tente relaxar e durma bem. O sono ajuda regular vários hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo.

  • Faça o que gosta

Que tal investir um tempo em atividades que te dão prazer? Pode ser assistir filme e séries (temos várias indicações de filmes e séries no Medflix), fazer uma caminhada, dançar, correr, fazer uma trilha, ter contato com a natureza, ler um livro, encontrar amigos (desde que esses não exerçam pressão sobre o assunto e gerem gatilhos no assunto que você não quer lembrar).

  • Faça afirmações positivas

Durante o dia, faça afirmações positivas, do tipo: “eu consigo, eu sou capaz, eu sou suficiente, eu fiz o que podia, eu dei o meu melhor”. Entretando, isso ajuda seu cérebro a ressignificar, lembrando que sua capacidade não pode e nem deve ser medida por um resultado. Você é muito mais que isso. Outras oportunidades virão.

Para dar um UP na sua jornada, vem conferir um pedacinho da História do Aprovado da Thays que entrou em medicina com o Prouni.

Historia do Aprovado: Medicina com o Prouni 2022

A principio é necessário conhecer a personagem real. Thays é da zona rural do estado da Paraíba, do município de Santa Cecília, uma pequena cidade com cerca de 20 mil habitantes. A mãe de Thays foi a sua primeira inspiração para cursar medicina. Dona Glorinha assim como é conhecida na sua comunidade, é técnica de enfermagem há 25 anos, e sempre trabalhou no posto de saúde da cidade em que Thays nasceu.

Dona Glorinha, do mesmo modo que ajudava sua familia, praticamente também ajudou a fundar o posto de saúde da cidade, e como é a realidade de várias mães que trabalham, dona Glorinha não tinha com quem deixar Thays, e a levava para o trabalho, o posto de saúde. Por isso acompanhou a rotina de sua mãe. Thays ficava encantada como sua mãe ajudava as pessoas. Por ser uma cidade da zona rural, o médico do posto só ia uma vez por semana. Na ausência do médico, as pessoas procuravam dona Glorinha para se consultar, porém tinha coisas que só o médico podia resolver, ou receitar.

Por fim, isso fez total diferença na decisão de Thays em fazer medicina, inclusive a área que ela quer seguir na medicina, é a atenção básica de saúde. Como Thays vem de uma família grande, ela tem 10 irmãos e foi a primeira a entrar em uma universidade.

Continue a história da Thays…

Logo quando algum pensamento negativo quiser tomar conta de você, lembre desse texto, e tente realizar essas dicas. Você é demais medaholic, sua caminhada é linda e árdua.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?