Prouni 2022: Prorrogado prazo para comprovar dados

Notícias
Reading Time: 3 minutes

O Ministério da Educação prorrogou até sexta-feira (16) o prazo para a comprovação de informações para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O calendário com novos prazos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (13).

Quem não for pré-selecionado em nenhuma das duas etapas do Prouni pode manifestar interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Acesso Único nos dias 27 e 28 de setembro.

O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 3 de outubro. Na mesma data se inicia o prazo para comprovação de informações, que segue até 7 de outubro.

Calendário
– Até 16 de setembro – Prazo de comprovação de informações da segunda chamada;
– 27 e 28 de setembro – Manifestação de interesse na lista de espera;
– 3 de outubro – Divulgação do resultado da lista de espera;
– 3 a 7 de outubro – Prazo para comprovação de informações da lista de espera.

Tudo sobre o Prouni 2022

Com toda essa tensão em datas, sempre tem chance de recebermos uma visita não tão agradavél, a da ansiesade, mas fique tranquilo que mesmo depois de ficar por dentro de todos esses prazos, fazemos o serviço completo e trouxemos dicas para aliviar a ansiedade nesse tempo, vem conferir.

  • Respire fundo, o Prouni não vai te endoidar!

A princípio inspire pelo nariz e expire pela boca no dobro do tempo. Repita igualmente quantas vezes você achar necessário, até aliviar essa tensão.

  • Rede de apoio

Procure o colo dos seus pais, da sua tia, do seu avô, da amiga, enfim, procure acalanto nas pessoas que te apoiam, que você confia e que dão aquele afagozinho no coração. Terapia é uma boa também. Quando ficamos ansiosos temos vários pensamentos disfuncionais e conversar com outras pessoas que te entendem ajuda a colocar esses pensamentos no lugar, além de evitar que você continue criando paranoias delirantes.

  • Coma bem e durma bem

Evite alimentos processados e muito gordurosos, eles não fazem bem para nosso corpo, o que pode potencializar o mal estar. Por outro lado, privar o sono não é opção, então tente relaxar e durma bem. O sono ajuda regular vários hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo.

  • Faça o que gosta

Que tal investir um tempo em atividades que te dão prazer? Pode ser assistir filme e séries (temos várias indicações de filmes e séries no Medflix), fazer uma caminhada, dançar, correr, fazer uma trilha, ter contato com a natureza, ler um livro, encontrar amigos (desde que esses não exerçam pressão sobre o assunto e gerem gatilhos no assunto que você não quer lembrar).

  • Faça afirmações positivas

Durante o dia, faça afirmações positivas, do tipo: “eu consigo, eu sou capaz, eu sou suficiente, eu fiz o que podia, eu dei o meu melhor”. Entretando, isso ajuda seu cérebro a ressignificar, lembrando que sua capacidade não pode e nem deve ser medida por um resultado. Você é muito mais que isso. Outras oportunidades virão.

Para dar um UP na sua jornada, vem conferir um pedacinho da História do Aprovado da Thays que entrou em medicina com o Prouni.

Historia do Aprovado: Medicina com o Prouni 2022

A principio é necessário conhecer a personagem real. Thays é da zona rural do estado da Paraíba, do município de Santa Cecília, uma pequena cidade com cerca de 20 mil habitantes. A mãe de Thays foi a sua primeira inspiração para cursar medicina. Dona Glorinha assim como é conhecida na sua comunidade, é técnica de enfermagem há 25 anos, e sempre trabalhou no posto de saúde da cidade em que Thays nasceu.

Dona Glorinha, do mesmo modo que ajudava sua familia, praticamente também ajudou a fundar o posto de saúde da cidade, e como é a realidade de várias mães que trabalham, dona Glorinha não tinha com quem deixar Thays, e a levava para o trabalho, o posto de saúde. Por isso acompanhou a rotina de sua mãe. Thays ficava encantada como sua mãe ajudava as pessoas. Por ser uma cidade da zona rural, o médico do posto só ia uma vez por semana. Na ausência do médico, as pessoas procuravam dona Glorinha para se consultar, porém tinha coisas que só o médico podia resolver, ou receitar.

Por fim, isso fez total diferença na decisão de Thays em fazer medicina, inclusive a área que ela quer seguir na medicina, é a atenção básica de saúde. Como Thays vem de uma família grande, ela tem 10 irmãos e foi a primeira a entrar em uma universidade.

Continue a história da Thays…

Logo quando algum pensamento negativo quiser tomar conta de você, lembre desse texto, e tente realizar essas dicas. Você é demais medaholic, sua caminhada é linda e árdua.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina