Prouni divulga lista com mensalidades 2022, confira mais

Prouni

O Prouni divulgou em seu canal oficial as mensalidades das universidades mais procuradas para o ano de 2022 e as Melhores Escolas Medicas a trouxe aqui para você ficar por dentro dos valores e de como funciona o programa.

[table id=89 /]

Como funciona o Prouni?

Antes de saber como funciona, primeiro precisamos ter noção do que é. O Programa Universidade para Todos pode ser a sua oportunidade de conquistar o diploma. Mantido pelo Governo Federal, o auxílio concede bolsas de estudos nas modalidades parcial, que corresponde à metade das mensalidades, e integral, que cobre todos os custos da graduação.

E como participar?

Para participar do programa é preciso ter pontuação mínima de 450 nas provas objetivas do Enem e não zerar a redação, mas esses não são os únicos critérios. Também é preciso ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou particular com bolsa de estudo da própria instituição. Os alunos que estudaram em escola particular no ensino médio sem bolsa de estudos, podem solicitar o Prouni, usando a nota do Enem, e uma renda familiar máxima de três salários mínimos.

O programa paga toda a faculdade para aqueles que conseguirem uma bolsa integral (100%), nesse caso, a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Os que conseguirem uma bolsa parcial do Prouni (50%) precisam pagar metade das mensalidades do curso de escolha durante o período de estudos. Caso não tenham condições de pagar a parte não coberta pela bolsa, será possível participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e financiar essa parte do curso.

Nota de corte

A nota de corte Prouni Medicina é a pontuação mínima necessária para conseguir ser selecionado. Ela costuma variar conforme o turno e a modalidade de concorrência: ampla ou cotas.

Saiba mais como usar nota do enem no prouni.

E para consultar as universidades disponíveis para o Prouni, e o tipo de bolsa, parcial ou integral, acesse aqui.