Quem pode se inscrever no FIES para medicina em 2023?

Sisu

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos programas utilizados por aqueles que querem ingressar no ensino superior mas por algum motivo não podem arcar com os custos do curso a curto prazo.

As inscrições do FIES 2023.1 começam no dia 7 e vão até o dia 10 de março. Confira a matéria completa para entender quem pode se inscrever nesse programa federal de ingresso ao ensino superior.

Como participar do FIES 2023?

Para participar do Fundo de Financiamento Estudantil é necessário cumprir alguns requisitos.

• O candidato deve ter feito o Enem a partir de 2010 e diferente do Sistema de Seleção Unificada(SISU) o candidato pode escolher qual a edição do Enem ele poderá usar, o que dá a possibilidade do candidato escolher o ano em que teve o melhor desempenho. Além disso, tem que possuir média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.

• No entanto, não basta apenas participar do Enem, os candidatos devem ter renda familiar bruta mensal de até 3 (três) salários mínimos por pessoa.

Fies x Renda familiar

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa efetiva de juros zero para alunos cuja renda familiar per capita não exceda 3 salários mínimos.

Os alunos devem pagar o financiamento diretamente ao Agente Financeiro um valor de co-pagamento mensal que corresponde à parte não financiada das despesas educacionais durante a duração do programa.

Após o curso, o aluno irá amortizar o saldo devedor do empréstimo de acordo com sua situação financeira, ou seja, a parcela de amortização irá variar de acordo com a renda, caso o aluno não tenha renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Nota do enem x Fies

Diferentemente do Sisu e do Prouni, no Fundo de Financiamento Estudantil o candidato pode utilizar outras edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo você fica livre para escolher a nota em que se saiu melhor e está de acordo com os pesos requeridos pelo curso superior da sua escolha.

Lista de espera

A vaga não ocupada por um candidato já pré-selecionado retorna para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é pré-selecionado, observada a classificação, conforme previsto no Edital do processo seletivo vigente, já existente desde a publicação do resultado da chamada única.

Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies.

Outros financiamentos

Se você acha que só existe o Fies como a única forma de financiamento, então temos uma boa notícia para você. Existem outras formas de financiamento que podem te ajudar a ingressar no ensino superior e conquistar a vaga que você tanto sonha.

No nosso portal você encontra ebooks com várias dicas que vão te ajudar a decidir a melhor forma de ingressar no ensino superior. Além disso, temos conteúdos que vão te ajudar a se organizar financeiramente para não passar perrengue durante o período acadêmico.

Conheça alguns dos materiais que podem te ajudar:

Mensalidades de Medicina mais baratas do Brasil!

Que o curso de Medicina é um dos mais caros do Brasil todos já sabem. Mas você sabia que não é impossível achar faculdades de Medicina mais baratas que o comum?

Por isso, nos dá Melhores Escolas Médicas preparamos esse ebook com uma seleção das Mensalidades mais baratas do Brasil. Baixe agora mesmo e comece a se preparar para realizar seu sonho de estudar Medicina.

Vá para o Ebook

Financiamento Privado

Este E-book tem as melhores dicas para você entender de como funciona o financiamento estudantil particular e escolher a opção que fica mais tranquila para a sua realidade. Em parceria com a FITS, Faculdade Tiradentes de Goiana (PE), a galera da MEM trouxe diversos bancos e alternativas que talvez você não tenha pensado e que podem ser a solução para financiar o seu sonho.

Confira esse ebook

Gostou do conteúdo sobre  fies 2023? No nosso portal tem várias matérias que podem te interessar. Confira: