Recuperar ossos com ondas sonoras?

Notícias
Reading Time: 2 minutes

Imagina que você sofreu  um acidente e quebrou algum osso… os médicos põem você numa maca e uma caixa de som do lado tocando a 5° sinfonia de Beethoven. Meio confuso, né? Por que eu estou dizendo isso? Porque cientistas perceberam Ossos crescendo com ondas sonoras.

 

E como isso funciona?

 

Uma pesquisa publicada na revista científica Small, apontou que células-tronco tratadas com ondas sonoras específicas podem fazer com que as células-tronco se transformem em células ósseas de maneira bem mais rápida. Esse processo além de ser mais barato também é bem menos doloroso.

Atualmente a reconstrução óssea requer uma grande quantidade de celular para que o tecido ósseo seja reparado. As formas de reparo atuais utilizam métodos invasivos e dolorosos para obter células-tronco da medula óssea.

O que a recuperação óssea por ondas sonoras faz é transformar outras células, como o tecido adiposo, em células ósseas (sem a necessidade de procedimentos invasivos) e após a transformação injetar o tecido no local lesionado, podendo recuperar, ou até mesmo criar um osso, de maneira mais rápida.

 

Esse processo é feito com a ajuda de uma espécie de microchip que emite sons com frequências acima de 10 megahertz.

Fórum de Medicina do Trabalho do CFM

 

E a receita para os Ossos crescendo com ondas sonoras?

Os pesquisadores aplicaram diariamente o método por dez minutos durante 5 dias. Quase um remédio que você toma para se livrar da gripe.

Esse método ainda está em fase de pesquisa, portanto ainda falta bastante coisa para vermos isso sendo aplicado em escala médica.

 

Fonte:  SOCIENTIFICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Neuralink e a medicina

Blog

Desistir não é uma opção

Notícias

Vestibular da Fuvest 2023 sofre mudanças pela USP

Quero saber tudo do mundo Med!