Revalida 2023: Confira alteração no edital

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

vaO Revalida 2023 é um programa do governo federal, gerido pelo Ministério da Educação, que subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.

A princípio, a prova mais recente, a da edição de 2022/2, que ocorreu em agosto, contou com mais de 90% de participação dos estudantes. Foram 7.682 candidatos ao todo, em ambos os turnos a abstenção ficou abaixo de 10%, o que só confirma que a procura pela revalidação ainda segue em alta. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Veja: Prós e contras de fazer Medicina no exterior

Em tese, todo candidato que pode fazer o Revalida também está apto a ser aprovado. No entanto, a complexidade da prova, assim como das etapas que o Exame Nacional estabelece – que vão desde a análise de diploma até a prova prática – acabam adiando a revalidação do diploma dos médicos brasileiros ou estrangeiros que fazem a graduação fora do país.

Alterações no edital do Revalida 2023

Em alteração oficial, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira concedeu algumas modificações no edital atual do Revalida 2023, sendo ela a seguinte:

Será considerado aprovado na 1ª etapa do Revalida 2023/1 o participante que alcançar, no mínimo, 96,635 dos 150 pontos, conforme pontuação máxima definida. Essa contagem corresponde à soma dos pontos obtidos nas provas objetiva (P1) e discursiva (P2), não havendo possibilidade de equivalência percentual ou arredondamentos.

Contudo, o resto se mantém igual, sem nenhuma alteração.

Tudo sobre o Revalida

Avaliação processual

O processo avaliativo do Revalida se divide em duas etapas eliminatórias, aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. Segundo o INEP, o exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.

aprovação nas duas etapas, para o Ministério da Educação, é a comprovação da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, da mesma forma que o de emergência e comunitária. Com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

Se liga só: Dos 8.022 candidatos inscritos na primeira etapa do Revalida 2022/1, apenas 627 passaram na prova, o que representa uma taxa de 7,82% de aprovação.

Já os aprovados na etapa 2022/2 estão aptos a se inscrever na segunda etapa desde o dia 10 de outubro. Quem passou na prova teórica e reprovou na parte prática das edições 2021 ou 2022/1 também poderá se inscrever. A aplicação das provas de habilidades clínicas do Revalida 2022/2 ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Por esse motivo, não deixe a sua preparação de lado.

Agora que você já tem uma noção maior sobre como acontece o revalida com seus processos de avaliação, é só ficar de olho na prova!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?