Robô com pele humana e nem é filme de ficção científica

Robô com pele humana?

A gente sempre assiste filmes de ficção científica e fica imaginando como será o futuro! Às vezes a gente imagina uma catástrofe aqui outra alí, mas vida que segue. O negócio é… estamos realmente caminhando para o futuro. Já temos órgãos sendo feitos em impressora 3D, corações de animais sendo transplantados em humanos… E agora nós temos robô com pele humana.

Calma que a Melhores Escolas Médicas te explica

Vamos começar te explicando que não se trata de um robô inteiro, e sim uma parte. Para ser mais específico, estou falando do dedinho. Uma equipe científica do Japão criou um dedo robótico completo com pele viva. Não se trata de pele artificial, e sim de pele criada com células humanas.

O dedo pode se mover sem danificar a pele, que possui aparência e textura indistinguível da pele humana natural.

Segundo o engenheiro especializado em sistemas bio híbridos da Universidade de Tóquio, Shoji Takeuchi, “Nós acreditamos que a única forma de alcançar uma aparência que pode ser confundida com a de um humano é cobrindo-o com o mesmo material de um humano – células da pele vivas”.

Isso não te lembra um certo filme?

Formigas identificando câncer?

Receita do Robô com pele humana

Vamos para a receita do bolo? Para a criação da pele foi utilizado colágeno com fibroblastos dérmicos humanos (a base da composição da pele). Depois é só mergulhar o dedo robótico na mistura do colágeno e depois deixar descansar numa incubadora por três dias.

Depois é feita uma segunda camada, para simular a epiderme, que é derramada sobre o dedo de vários ângulos diferentes. Dessa vez o tempo de descanso é de duas semanas.

Futuro na medicina

Essas pesquisas de simulação da pele podem ser úteis nos transplantes de pele de pessoas que precisem, por conta de algum acidente ou condição natural, utilizar a pele de maneira cirúrgica. Isso atrelado a tecnologia 3D pode facilitar o mundo da medicina em alguns anos.