Rolê Med: a Saúde Mental dos estudantes de medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

No quinto episódio do “Rolê Med”, a psicóloga clínica e escolar,  Karol Carvalho, falou sobre A importância de cuidar da saúde mental dos estudantes. Em um bate-papo super descontraído e cheio de revelações, a psicóloga falou sobre uma das dores que mais afligem o medaholic e o jovem estudante brasileiro: a pressão! 

Não é novidade para ninguém que o curso de Medicina é um dos que mais exigem dos estudantes. A graduação é que contém a maior nota de corte e, consequentemente, exige que os alunos tirem notas altas no Enem. Acho que só com essa afirmação você já deve imaginar o tamanho da pressão, mas a verdade é que ela é bem maior do que você imagina.

Pressão escolar

Acredito que você esteja -ou já tenha- passado pelo ensino médio e deve saber como as escolas pressionam os alunos com aprovações e mais provações nos vestibulares e universidades públicas. E se tratando de uma aprovação em Medicina aí que a coisa piora mesmo.

Aprovar alunos em Medicina dá status para a escola e por isso eles acabam pressionando os estudantes mais do que deveria. Fazendo com que tanta pressão acabe gerando consequências. Uma delas é o adoecimento mental.

Na adolescência tudo é amplificado e sintomas como a ansiedade nesse período é muito comum. É importante que o jovem reconheça o que está sentindo para poder procurar ajuda, pois esses sentimentos podem acabar não só atrapalhando o desempenho dele no aprendizado e nos exames, como também pode trazer consequências a exemplo do adoecimento mental. 

 

Pressão Familiar

Outra fonte de pressão que afeta o vestibulando é a pressão familiar. As vezes, a própria família é quem escolhe o curso que a pessoa vai fazer ou exige que seja em determinada instituição. Seja para manter uma tradição familiar, seja por não ter condições de pagar uma escola média particular ou por outros N fatores.

Sobre este tipo de interferência, a psicóloga explica que é importante haver um respeito, entendimento e parceria por parte da família com esses jovens.

É preciso que a família chegue junto com o adolescente e que ambos entendam que existe o tempo e a vocação de cada um. A família precisa acolher esses jovens, orientá-los e, principalmente, ouvi-los. Na adolescência o apoio dos pais e familiares é extremamente importante e faz uma diferença enorme.                                                                                                                                                                                                                                                                    

Mais

Para saber mais sobre esses e outros assuntos como os várias outros dilemas que os medaholics sofrem até a sonhada aprovação, acesse o Instagram da Soumedaholic e confira a live completa.

http://https://www.instagram.com/tv/CT96GY2A-ku/?utm_source=ig_web_copy_link 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?