SDB e CFM proíbem farmacêuticos de realizarem procedimentos estéticos

Compartilhar:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A Sociedade Brasileira de Dermatologia  entrou com processo em relação a ampliação da execução de procedimentos dermatológicos. A decisão da suspensão da resolução nº 669/2018, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi divulgada neste mês (junho, 2022).  A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região proibiu que farmacêuticos realizem procedimentos estéticos, como: laserterapia, cosmetoterapia, luz intensa pulsada, ultrassom estético e realização de peelings químicos e mecânicos.

Em 2018, a justiça havia anulado uma resolução do Conselho Federal de Farmácia, a resolução CFF nº 573/2013. Esta definia “atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética e da responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins”.

 

Revalida 2022: Abertas as inscrições para a segunda edição

 

Foi definido que procedimentos estéticos invasivos não podem ser executados por farmacêuticos.  Quem se manifestou sobre a decisão foi o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo. “Alguns procedimentos estéticos, apesar de sua aparente simplicidade, podem resultar em deformidades, lesões irreparáveis e até óbito do paciente. E a cada nova decisão, temos visto que o Judiciário brasileiro tem compreendido esses riscos impostos aos pacientes por meio de normas administrativas e infralegais”, disse Hiran Gallo.

 

Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre a liminar: Segundo a liminar, renovada pela sentença em grau de recurso, o ato autorizado pela resolução do CFF “não é meio idôneo para ampliar as atribuições do farmacêutico para além dos limites legais, sobretudo porque normatiza competência já atribuída aos médicos”.

 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, isso faz parte de uma estratégia elaborada pelo CFM a partir da criação de uma Comissão Jurídica de Defesa ao Ato Médico, composta por várias entidades médicas, incluindo Conselhos Regionais de Medicina (CRMs).

 

Outras coisas que podem te interessar:

Vestibular de medicina 2022 da USF

Mais de 30 meses para buscar ajuda contra a depressão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?