Sisu 2022: Encerram hoje as inscrições para lista de espera

Sisu 2022

Encerra hoje o periodo para demonstrar interesse na lista de espera e realizar a matricula da chamada regular na atual edição do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2022/2.

Essa lista é destinada para aqueles que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso na chamada regular, porém agora podem demonstrar interesse em uma das suas opções escolhidas para concorrer a uma vaga na lista de espera.

Os que ainda não realizaram esse processo, é bem simples, basta apenas acessar o sistema, ir em seu boletim e clicar no botão correspondente a opção desejada. Assim que finalizar esse microprocesso, o proprio sistema irá te confirmar. Lembre-se de verificar a validação.

Como funciona a lista de espera do Sisu

Ao realizar o processo de interesse, é necessario esperar que se encerre o prazo e ai cada interessado devera ficar atento às chamadas nos sites das próprias universidades em que estão ocorrendo tais chamadas.

Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo dependerá do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularem – conforme as desistências, as instituições vão liberando mais chamadas.

Portanto, muitas vezes, o processo de chamada dos candidatos em lista de espera se estende bastante, até mesmo após o início das aulas. O recomendado é consultar diariamente o site da faculdade para a qual está concorrendo.

Saiba mais sobre os processos do Sisu 2022

Como entender a rotatividade da lista de espera?

Como já mencionado, o andamento da lista de espera depende das desistências de candidatos já convocados, então não é possível dizer, com precisão, quantas vagas sobrarão. No entanto, analise os números de edições anteriores, essa é uma boa estratégia para dimensionar as reais chances de ser convocado. Isso porque apesar de pequenas variações, cursos tendem a manter suas notas de corte e concorrência dentro de uma média dos últimos anos.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, tem um espaço que reúne todos os processos encerrados, assim como Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza os resultados das edições anteriores do Sisu.

Lá, os candidatos conseguem verificar quantas chamadas tiveram as listas de espera de edições anteriores e, em algum caso, até as notas dos convocados para as últimas vagas.

Tá querendo uma dica de como passar entender quais são suas chances?

Então, saiba antes que não é tão simples assim pesquisar dados das universidades, mas no fim do dia o esforço sempre é valido, ou seja, você deve pesquisar, entrar em contato e correr atras para se programar o quanto antes.

Tudo sobre o Sisu no Youtube.