UFPR ofertará 38 vagas para Medicina pelo Sisu

A Universidade Federal do Paraná disponibilizará 38 vagas para o curso de Medicina, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Para ingressar na UFPR e conquistar uma vaga, o candidato deverá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Todo o processo de inscrição e seleção pelo Sisu acontece no site do sistema, sendo indispensável que o candidato fique atento às datas para não perder a oportunidade. O edital com regras específicas para a edição 2021 do Sisu deve ser divulgado pelo Núcleo de Concursos da UFPR até o dia 05 de abril. O período de inscrições (pelo site do Sisu) terá apenas quatro dias, de 06 a 09 de abril.

Datas importantes do Sisu 2021:

Lançamento do edital Sisu-UFPR/2021: até 05 de abril de 2021
Inscrições no site do Sisu: 06 a 09 de abril de 2021
Resultado da chamada regular: 13 de abril
Matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular: 14 a 19 de abril
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 13 a 19 de abril
Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 23 de abril

Vestibular

Além das vagas por meio do Sisu, a UFPR também abriu um processo seletivo que precisou ser adiado por mais de uma vez por conta do agravamento da pandemia da Covid-19.

A primeira fase estava prevista para acontecer no dia 28 de março de fevereiro, sendo adiada para o dia 28 de março e ,após isso, passou por uma nova suspensão. Em nota, a Universidade informou que ‘A nova data será definida tão logo se tenham parâmetros adequados para garantir a biossegurança dos envolvidos na prova de seleção, tanto em Curitiba quanto nas cidades do interior do estado’.

O processo seletivo da UFPR conta com duas etapas de provas. A primeira fase será composta de Prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões. Na segunda fase os classificados fazem a Prova de compreensão e produção de textos composta por três questões discursivas comuns a todos os cursos e disciplinas específicas aos cursos escolhidos.