Últimas dicas para a prova de Matemática e Ciências da Natureza

Blog
Reading Time: 4 minutes

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi repleto de surpresas, incluindo o tão comentado tema da redação, que dessa vez foi sobre ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’. Diferentemente do primeiro dia, o segundo domingo da aplicação da prova aborda matemática e ciências da natureza.

 

Então como se preparar para essas provas?

A prova de matemática e ciências da natureza é repleta de questões da área de exatas, o que exige bastante concentração e raciocínio lógico. Para se preparar, é bem importante revisar os assuntos e resolver questões… mas não fica só aí.

 

Nesse texto, nós vamos te dar algumas dicas para você se preparar e chegar com tudo no segundo dia de prova do Enem.

 

Vamos lá?

O que não fazer?

Antes de saber o que fazer, é importante saber o que não fazer. Pode parecer meio óbvio, mas sair chutando todas as questões não é bem a melhor estratégia para conseguir uma nota boa no Enem. 

 

E se der certo?

Não é bem assim. Isso porque existe a T.R.I – Teoria de resposta ao Item. Para gerar a nota, o método observa o comportamento de resposta do aluno e a quantidade de acertos obtidos em uma determinada prova (matemática, linguagens, humanas e natureza).

 

A T.R.I entende que se o aluno não consegue dar conta daquilo que é mais fácil, ele também não será capaz de responder o que é mais difícil. Sendo assim, se ao responder a prova, ele acerta uma questão difícil e erra uma questão que é considerada fácil, o método identifica que está chutando as respostas e, por consequência, vai diminuir sua nota.

 

Entendeu a lógica desse método? Então vamos lá!

 

Matemática

Como falta pouquíssimo tempo para a prova, não adianta tentar aprender nada de novo e superlotar a sua mente com mais problemas. Revisar o que você já sabe é o ponto-chave para refrescar a mente.

E por onde começar?

 

Fazer um apanhado dos assuntos que mais caem na prova do Enem e treinar algumas questões são práticas essenciais para entender o que você vai enfrentar durante as cinco horas de prova. Para facilitar a sua vida, nós fizemos uma lista com os assuntos de matemática mais recorrentes do Enem.

 

Os que mais caem:

  • Razão e proporção;
  • Regra de três;
  • Porcentagem.

 

Porém esses não são os únicos temas com os quais você deve se preocupar. Existem outros assuntos que também merecem um carinho na hora de revisar. Confira:

  • Equação de 1°grau e do 2° grau;
  • Potenciação;
  • Produtos notáveis;
  • Razão e proporção;
  • MMC E MDC.

Ciências da Natureza

Em segundo lugar, mas não menos importante, temos a prova de Ciências da Natureza. Essa parte da prova engloba as seguintes matérias: física, biologia, química e química orgânica.

Confira um resuminho do que você deve passar o olho.

 

Biologia:

Em biologia nós podemos apontar alguns temas que não podem passar batido. Ecologia ganha o 1º lugar no quesito conteúdo mais cobrado nesse tema, então vale a pena relembrar os tópicos que você estudou esse ano.

Genética é outro aspecto bastante cobrado nessa prova. Então tire todo aquele conteúdo de genótipo, fenótipo e homozigose e heterozigose da gavetinha aí na sua mente.

 

Física:

Os temas mais latentes nos últimos exames, são: Termologia, Eletricidade, Cinemática, Energia, Magnetismo, Ondulatória. Obs: Diversas questões interdisciplinares dos temas Termologia e Calorimetria.

 

Química:

Revise a parte de cálculos químicos e estequiometria. Dentro de cálculos químicos, foque bem nas transformações de mol: mol para moléculas, mol para átomos (principalmente!), mol para volume (dentro e fora da cntp, principalmente dentro) e mol para massa.

Também é bom revisar substâncias e misturas e suas propriedades, são elas: forças intermoleculares (ligações físicas), ponto de ebulição e fusão, viscosidade e densidade.

 

Calma e foco

Vale reforçar que a prova é daqui a pouquinho, então não adianta tentar engolir todo o conteúdo possível. Você não tem tempo para isso. O importante é respeitar seu limite e se dar tempo suficiente para descansar e relaxar. Ir para a prova com a mente descansada pode ser o que determina o seu sucesso. 

No nosso portal tem conteúdo que pode te ajudar a se acalmar antes da prova e não deixar a ansiedade tomar conta de você. Confira:

 

Como manter a calma no pós-vestibular de medicina?

 

Demais provas

Vestibular da Unit – Universidade Tiradentes e Fits – Faculdade Tiradentes

Mas nem só de Enem vivem os medaholics! Outra chance de realizar o sonho de cursar medicina é por meio dos vestibulares próprios das instituições, muitas vezes o conhecimento do Enem pode auxiliar na resolução da prova. Neste EDITAL você pode conferir como funciona o processo seletivo da Unit e Fits.

Existem diversos vestibulares privados que exigem que o candidato estude bastante para conseguir se matricular no curso dos sonhos e iniciar a jornada médica. O vestibular da Unit para ingresso no primeiro semestre de 2023 foi feito de forma unificada, reunindo os campi de: 

 

  • Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe)
  • Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas)
  • Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade)
  • Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana)

 

Se você deseja ingressar em uma instituição de ensino referência essa é uma boa opção. Se deseja conhecer um pouco mais sobre o mundo da graduação de medicina, é só dar uma olhada nesse material aqui:

Faculdade de medicina: tudo que você precisa saber

 

Gostou do nosso conteúdo sobre dicas para a prova de Matemática e Ciências da Natureza? Então confira muito mais no nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
Blog

Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

Blog

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

Blog

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina