Últimas dicas para a prova de Matemática e Ciências da Natureza

Compartilhar:

Matemática e Ciências da Natureza

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi repleto de surpresas, incluindo o tão comentado tema da redação, que dessa vez foi sobre ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’. Diferentemente do primeiro dia, o segundo domingo da aplicação da prova aborda matemática e ciências da natureza.

 

Então como se preparar para essas provas?

A prova de matemática e ciências da natureza é repleta de questões da área de exatas, o que exige bastante concentração e raciocínio lógico. Para se preparar, é bem importante revisar os assuntos e resolver questões… mas não fica só aí.

 

Nesse texto, nós vamos te dar algumas dicas para você se preparar e chegar com tudo no segundo dia de prova do Enem.

 

Vamos lá?

O que não fazer?

Antes de saber o que fazer, é importante saber o que não fazer. Pode parecer meio óbvio, mas sair chutando todas as questões não é bem a melhor estratégia para conseguir uma nota boa no Enem. 

 

E se der certo?

Não é bem assim. Isso porque existe a T.R.I – Teoria de resposta ao Item. Para gerar a nota, o método observa o comportamento de resposta do aluno e a quantidade de acertos obtidos em uma determinada prova (matemática, linguagens, humanas e natureza).

 

A T.R.I entende que se o aluno não consegue dar conta daquilo que é mais fácil, ele também não será capaz de responder o que é mais difícil. Sendo assim, se ao responder a prova, ele acerta uma questão difícil e erra uma questão que é considerada fácil, o método identifica que está chutando as respostas e, por consequência, vai diminuir sua nota.

 

Entendeu a lógica desse método? Então vamos lá!

 

Matemática

Como falta pouquíssimo tempo para a prova, não adianta tentar aprender nada de novo e superlotar a sua mente com mais problemas. Revisar o que você já sabe é o ponto-chave para refrescar a mente.

E por onde começar?

 

Fazer um apanhado dos assuntos que mais caem na prova do Enem e treinar algumas questões são práticas essenciais para entender o que você vai enfrentar durante as cinco horas de prova. Para facilitar a sua vida, nós fizemos uma lista com os assuntos de matemática mais recorrentes do Enem.

 

Os que mais caem:

  • Razão e proporção;
  • Regra de três;
  • Porcentagem.

 

Porém esses não são os únicos temas com os quais você deve se preocupar. Existem outros assuntos que também merecem um carinho na hora de revisar. Confira:

  • Equação de 1°grau e do 2° grau;
  • Potenciação;
  • Produtos notáveis;
  • Razão e proporção;
  • MMC E MDC.

Ciências da Natureza

Em segundo lugar, mas não menos importante, temos a prova de Ciências da Natureza. Essa parte da prova engloba as seguintes matérias: física, biologia, química e química orgânica.

Confira um resuminho do que você deve passar o olho.

 

Biologia:

Em biologia nós podemos apontar alguns temas que não podem passar batido. Ecologia ganha o 1º lugar no quesito conteúdo mais cobrado nesse tema, então vale a pena relembrar os tópicos que você estudou esse ano.

Genética é outro aspecto bastante cobrado nessa prova. Então tire todo aquele conteúdo de genótipo, fenótipo e homozigose e heterozigose da gavetinha aí na sua mente.

 

Física:

Os temas mais latentes nos últimos exames, são: Termologia, Eletricidade, Cinemática, Energia, Magnetismo, Ondulatória. Obs: Diversas questões interdisciplinares dos temas Termologia e Calorimetria.

 

Química:

Revise a parte de cálculos químicos e estequiometria. Dentro de cálculos químicos, foque bem nas transformações de mol: mol para moléculas, mol para átomos (principalmente!), mol para volume (dentro e fora da cntp, principalmente dentro) e mol para massa.

Também é bom revisar substâncias e misturas e suas propriedades, são elas: forças intermoleculares (ligações físicas), ponto de ebulição e fusão, viscosidade e densidade.

 

Calma e foco

Vale reforçar que a prova é daqui a pouquinho, então não adianta tentar engolir todo o conteúdo possível. Você não tem tempo para isso. O importante é respeitar seu limite e se dar tempo suficiente para descansar e relaxar. Ir para a prova com a mente descansada pode ser o que determina o seu sucesso. 

No nosso portal tem conteúdo que pode te ajudar a se acalmar antes da prova e não deixar a ansiedade tomar conta de você. Confira:

 

Como manter a calma no pós-vestibular de medicina?

 

Demais provas

Vestibular da Unit – Universidade Tiradentes e Fits – Faculdade Tiradentes

Mas nem só de Enem vivem os medaholics! Outra chance de realizar o sonho de cursar medicina é por meio dos vestibulares próprios das instituições, muitas vezes o conhecimento do Enem pode auxiliar na resolução da prova. Neste EDITAL você pode conferir como funciona o processo seletivo da Unit e Fits.

Existem diversos vestibulares privados que exigem que o candidato estude bastante para conseguir se matricular no curso dos sonhos e iniciar a jornada médica. O vestibular da Unit para ingresso no primeiro semestre de 2023 foi feito de forma unificada, reunindo os campi de: 

 

  • Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe)
  • Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas)
  • Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade)
  • Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana)

 

Se você deseja ingressar em uma instituição de ensino referência essa é uma boa opção. Se deseja conhecer um pouco mais sobre o mundo da graduação de medicina, é só dar uma olhada nesse material aqui:

Faculdade de medicina: tudo que você precisa saber

 

Gostou do nosso conteúdo sobre dicas para a prova de Matemática e Ciências da Natureza? Então confira muito mais no nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?