Unicamp 2023: Novidades nas inscrições desse ano

Unicamp 2023

A edição do vestibular da Unicamp 2023 já teve seu inicio e irá até o dia 2 de setembro deste ano. Porém nesse edital, a Universidade Estadual de Campinas liberou uma modalidade de “inscrições duplas”.

Essa nova modalidade de inscrição é destinada para estudantes que fizeram todo o ensino médio em rede pública. De acordo com a Comvest, comissão organizadora do vestibular, esses alunos podem participar tanto da modalidade tradicional, aberta para todos de forma geral, tanto quanto tambem poderão se candidatar para a modalidade em que a nota do Enem é usada como critério.

Nesta edição do vestibular da Unicamp 2023, estão sendo disponibilizadas 2.540 vagas para 69 cursos. Contudo, desse total, 639 são destinadas para os que irão usar suas notas do Enem para tentativa de ingressar.

Em um segundo momento, quem não demonstrou interesse nessa modalidade dessa vez, terá outra chance em novembro, período onde a Unicamp abrirá novas inscrições pelo Enem no seu vestibular.

A reserva de vagas por fim, fica assim:

• 50% de cada curso ao segmento EP (escola pública)
  • 25% de cada curso ao segmento PP (autodeclarado preto ou pardo)
  • 25% de cada curso ao segmento EP + PPI (escola pública + autodeclarado preto ou pardo)

O valor das inscrições para o modo tradicional é de R$ 192 para aqueles que não conseguiram isenção. O prazo para pagamentos e a confirmação dos valores deste ano ainda serão divulgados pela Unicamp, portanto é preciso esperar.

Fases do vestibular

A Comvest informou que a primeira fase terá avaliação em 6 de novembro, e a segunda fase será realizada pela primeira vez no mês de dezembro, nos dias 11 e 12 – período em meio à realização da Copa do Mundo no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.

A primeira lista de aprovados do vestivular da Unicamp 2023 será divulgada em fevereiro de 2023, com matrícula online no período entre 7 e 9 de fevereiro, e o semestre letivo começa no mês de março. A universidade prevê até oito chamadas de candidatos aprovados no processo seletivo. De antemão, já é necessaria uma prepração prévia.

As provas serão realizadas em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA)

Cronograma completo

• Inscrições e pagamento: 1 de agosto a 2 de setembro, com pagamento até 9/9/2022
  • Prova de habilidades específicas – música: 19 a 30 de setembro de 2022
  • 1ª fase: 6 de novembro de 2022;
  • 2ª fase: 11 e 12 de dezembro de 2022;
  • Provas de habilidades específicas: 4 a 6 de janeiro de 2023;
  • Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2023;
  • Matrícula online da primeira chamada: 7 a 9 de fevereiro de 2023;

Obras literárias obrigatórias

• “Carta de Achamento do Brasil” – Pero Vaz de Caminha;
  • “Niketche – uma História de Poligamia” – Paulina Chiziane;
  • “Tarde” – Olavo Bilac;
  • “Bons dias” – Machado de Assis;
  • “Sonetos escolhidos” – Luís de Camões;
  • Sobrevivendo no inferno” – Racionais MC’s;
  • “O seminário dos ratos” – Lygia Fagundes Telles (ficou de fora em 2021 após redução);
  • “O marinheiro” – Fernando Pessoa;
  • “A falência” – Júlia Lopes de Almeida;
  • “O ateneu” – Raul Pompeia;

Vestibulares com inscrições abertas no Brasil