Unicamp divulgou edital do Vestibular Indígena

Unicamp divulgou o edital referente à terceira edição da modalidade de ingresso Vestibular Indígena Unicamp, que é oferecida a estudantes indígenas de todo o país. Serão oferecidas 88 vagas na seleção de candidatos.

Para 2021, houve a inserção de dois novos cursos que são Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia não abriram vagas para essa edição.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente por meio do site da Unicamp, no período de 10 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021.

Requisitos para a inscrição

• Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.
  • Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.
  • Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

Provas

Nessa edição do Vestibular Indígena, a Comvest irá aplicar a prova nas mesmas seis cidades do vestibular da edição passada, que são Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

O exame será realizado no dia 11 de abril de 2021 (seguindo o horário local).

A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação.

Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos. O ingresso dos aprovados ocorrerá em agosto de 2021.

Na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, realizada para o ingresso em 2019, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil. Na segunda edição, realizada no ano passado, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas, e foram matriculados 85 estudantes.

O programa de estudos e demais informações podem ser conferidos no Edital do Vestibular Indígena Unicamp 2021.