Vestibular de medicina: Se liga nas dicas!

Blog
Reading Time: 4 minutes

O sonho existe, é entrar numa escola médica, a vontade e a disposição também existem, mas nessa reta final para o vestibular de medicina, muita coisa se perde e você acaba ficando nervoso perto da prova. Se você tem esse sentimento, fica aqui que este é o post certo para você, que precisa de algumas dicas para não se perder na revisão.

No entanto, mesmo faltando pouco tempo para o vestibular da FITS e da UNIT, é possível  ter um bom resultado. Como? Tenha inteligência emocional, e inteligência nos estudos. Sabendo como e o que estudar, tudo flui mais fácil.

Em suma, você pode conseguir a aprovação, ou você pode adquirir experiência para melhorar na próxima edição. Não passar não significa fracasso, significa progresso.

Segura essa visão:

“COMEÇANDO PELO COMEÇO” – O que devo fazer primeiro?

Uma boa estratégia para quem nunca fez vestibular para medicina, ou não montou um planejamento de estudos, é consultar o edital da universidade para a qual você quer prestar vestibular de medicina. Lá, estarão todas as informações disponíveis, dos assuntos cobrados, do peso das disciplinas, datas, prazos e processos. Esse é um bom norte para você, caro estudante.

Dessa maneira fica mais fácil saber o que estudar.

Análise de conteúdo e resultados do vestibular de medicina

O que é isso, minha gente?! Calma, vamos explicar:

Análise de Resultados é você saber identificar quais suas fraquezas e seus pontos fortes em relação aos conteúdos. O que você domina mais, o que você domina menos, e traçar uma rotina de estudos nesses conteúdos. Pela lógica, você foca no que você domina menos, principalmente se esse domínio menor for dos assuntos de mais relevância para a prova, as que possuem mais peso no vestibular.

Por que preciso saber quais conteúdos são mais recorrentes? Porque esses conteúdos que vão te guiar, ou seja, por onde você vai começar a estudar, ou revisar.

Você só começa a estudar um assunto que não é tão recorrente se ele for base para um assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na sua prova. Você precisa estar preparado! Na dúvida, vá do macro para o micro.

E vamos lembrar de um detalhe bem importante: vestibular de medicina é extremamente concorrido, então devemos considerar a preparação e o nível dos outros candidatos. Não tem como saber de tudo, não dá para estudar tudo, porém é necessário fazer o equilíbrio de domínio de todas as áreas, para sua pontuação não cair.

Monte um plano para sua reta final

Se programar é essencial, já que o tempo é valioso em qualquer situação da vida, principalmente para quem vai entrar na jornada do vestibular de medicina.  Trace metas de estudos, pequenas metas para o objetivo final, não fique nervoso ou ansioso, não tenha pressa, ela pode ser sua inimiga. Pense nesse final para o vestibular de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.

Ser positivo pode fazer total diferença nesse momento, seu mindset tem que ser seu melhor amigo. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esse tempo do jeito que puder, porque será fundamental. A reta final de uma rotina de estudos pode ser bem cansativa, por isso, dê preferência a qualidade e não quantidade.

Elimine todos os sabotadores, por exemplo: uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: “não estudou antes e agora quer começar?”. Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível.

Esse será o melhor vestibular da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Revise provas e priorize conteúdo

Você sabe em qual instituição você quer entrar? Ótimo! Além de ler o edital direitinho, outra dica de ouro é pegar provas antigas da IES em questão, e de outras também, para treinar, testar seu conhecimento e se familiarizar com o tipo de prova de vestibular. Treinar neste ponto é a palavra-chave.

Faça resumos, anotações, se conhece alguém que também está estudando para o vestibular, ou já entrou no curso de medicina, troque suas anotações, informações, dicas, conteúdo, tudo nesse início vale a pena. Lembre-se: a jornada começa agora, e ela continua depois que você passa no vestibular, viu? Os estudos continuam na faculdade.

Se esse texto fosse escrito em janeiro, você não teria tempo de estudar tudo, e hoje faltando poucos dias para o vestibular, continua não dando tempo de ver tudo. Portanto, tente ficar tranquilo e o que importa é sua estratégia de estudos. Existem provas e conteúdos mais importantes!

Por esse motivo, a análise de conteúdos recorrentes é uma excelente forma de organizar suas prioridades dentro do seu cronograma de estudos.

Saiba mais como se organizar nos estudos.

E por falar em organização dos estudos, lembrei de um tema bem recorrente entre os estudantes: como você organiza sua rotina e cronograma de estudos? Conta para a gente lá no perfil do nosso Instagram. E por aqui vamos falar sobre essa rotina e cronograma de estudos com relatos de quem já entrou numa escola médica, e que levou essa rotina para universidade.

DICA DE QUEM JÁ PASSOU NO VESTIBULAR DE MEDICINA

Rafaela Vieira, estudante de Medicina da UNIT ALAGOAS, contou um pouco para gente da sua experiência enquanto vestibulanda.

“Eu adotei o salão de festas do prédio que morava como local de estudos, para mim, funcionava porque era tranquilo. Além de resolver provas antigas e focar nos conteúdos mais cobrados, procurava conteúdos extra nas redes sociais, engajava com pessoas que estavam no mesmo foco que eu: passar no vestibular de medicina. Montei também uma rotina de estudos, e outro ponto importante, eu dava pausas entre um turno e outro, tentava fazer coisas para aliviar a ansiedade, ler livros, assistir filmes, fazer atividade física. Estudar é muito importante, se programar em relação a tempo, mas pausar é tão importante quanto.”

Rafaela Vieira, estudante de medicina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
Blog

Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

Blog

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

Blog

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina