Para pontuar alto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessário obter uma resolução eficiente das questões. E aqueles que desejam passar em Medicina sabem disso. Deste modo, além da Redação, as matérias que têm maior peso, como Biologia, Física e Química merecem uma atenção dos candidatos que farão a segunda etapa do exame no próximo domingo, 10.
Na prova de Física, por exemplo, os assuntos que mais dominam boa parte das questões englobam eletrodinâmica, termologia e ondulatória. Com uma abordagem de conteúdos básicos e intermediários de forma contextualizada, a prova liga a teoria à prática do cotidiano.
Pensando nisso, o portal Melhores Escolas Médicas conversou com o professor Rafael Souza, um dos fundadores da plataforma online de estudos PasseiMed. Ele trouxe dicas valiosas a respeito que podem ajudar no momento da prova.
Ondulatória
Ondulatória é uma área da Física que investiga o comportamento das ondas e oscilações. Por meio do seu estudo, é possível compreender as características, os elementos e as classificações das ondas e oscilações, permitindo prever o seu comportamento com base em apenas algumas informações.
Dê mais ênfase aos seguintes tópicos:
Fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração, interferência e polarização);
Equação fundamental da ondulatória;
Acústica.
Termologia
A termologia é outro item primordial na Física, pois analisa os efeitos e os fenômenos térmicos, relacionados aos conceitos de temperatura e de calor. Presente em nosso cotidiano, é por causa dela que sabemos cozinhar ovos e os engenheiros construir um prédio sem que ele corra o risco de cair. Sendo por isso, bastante lembrada nas questões do Enem e dos vestibulares.
Ao realizar o estudo sobre termologia, fique atento para:
Calorimetria;
Termodinâmica;
Dilatação térmica;
Dilatação de sólidos e líquidos com mudança de temperatura.
Eletrodinâmica
Já o movimento das cargas elétricas é analisado na Física através da eletrodinâmica. Nessa área, estudamos também os efeitos da corrente, como ela se comporta em circuitos elétricos, as leis de Ohm, consumo de energia elétrica, dispositivos como resistores e geradores, dentre outras coisas. O conhecimento eletrodinâmico favoreceu a criação de dispositivos essenciais no dia a dia, como as lâmpadas, chuveiros e até mesmo os carros elétricos.
As questões mais frequentes da eletrodinâmica envolvem:
Leis de Ohm;
Equação de potência elétrica;
Energia elétrica.
Dica de ouro
“Além da revisão dos conteúdos-chave, os candidatos devem se atentar à dinâmica da prova que abarca as ciências da natureza que possuem um peso maior, sobretudo, aqueles que desejam ingressar em Medicina. Por isso, é preciso ter muito cuidado e saber interpretar os textos e conceitos. Além disso, é necessário ficar atento ao TRI que pode ser determinante para a aprovação”, destacou o professor de física, Rafael Souza.
Enem 2024
O segundo dia de provas do Enem 2024 será no próximo domingo (10), quando os estudantes terão que realizar provas de matemática e ciências da natureza. O exame tem início 13h30 às 18h30. Este ano, as provas estão sendo aplicadas em mais de 10 mil locais por todo país.