Em qualquer processo seletivo para passar em Medicina, a redação é fundamental. No Enem, por exemplo, se você zerar a redação perde o processo seletivo. Portanto, atenção à produção textual tem que ser um dos principais focos para quem se prepara. Você pode pensar que tem uma enorme dificuldade para escrever, organizar as ideias e, principalmente, desenvolver argumentos. Mas, fazer uma redação nota mil não é tão difícil assim.
Vamos te dar algumas dicas de como elaborar um bom texto. Lembrando sempre que a sua bagagem cultural vai contar muito na qualidade do que escreve. A redação pode parecer um monstro, mas, na verdade, ela é um mecanismo muito importante para o seu desenvolvimento intelectual.
Nesse post você:
- A leitura é fundamental;
- Texto de redação;
- Como estruturar uma redação?
- Dicas para uma boa redação.
Continue a leitura e confira algumas dicas de redação para tirar a nota máxima!
1. A leitura é fundamental
Sua bagagem cultural conta muito na elaboração de um bom texto. Isso a gente não adquire de uma hora para outra. O desenvolvimento intelectual é algo que devemos cultivar diariamente com o hábito da leitura. Isso mesmo: quem não lê não escreve bem. Não adianta você ser um expert em matemática e não estar antenado ao que acontece à sua volta e não lê bons livros.
Procure uma metodologia de estudos mais adequada para você e consiga fazer uma rotina adequada.
Portanto, esse hábito deve realmente ser um prazer e não uma obrigação. Procure ler jornais, entender a sociedade em que você vive e, acima de tudo, procure na literatura nacional ou internacional bons livros para que você possa viajar nas histórias. Você vai achar algo que gosta e, o melhor, vai perceber seu amadurecimento intelectual em textos e nas conversas com amigos. Isso é sensacional!
2. Texto de redação
Nos processos seletivos para passar em medicina, sempre há a indicação do tipo de texto que deve ser explorado na redação. Vamos te apresentar os principais:
- Texto Dissertativo: é uma das mais cobradas em processos seletivos. Nele você tem que defender seu ponto de vista. É um texto argumentativo e opinativo. Exemplos: artigos, resenhas, ensaios, monografias, etc.
- Texto Narrativo: como o próprio nome diz, narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço. Exemplo: crônicas, fábulas, novelas, romances, etc.
- Texto Descritivo: descreve objetos, lugares, acontecimentos, pessoas, pessoas. Exemplos: diários, relatos, biografias, currículos, etc.
- Texto Injuntivo: são textos instrucionais que explicam como realizar algo. Exemplos: receitas, bula de remédio, manual de instruções, propagandas, etc.
- Texto Expositivo: esse tipo de texto apresenta um tema, um conceito ou uma ideia previamente desenvolvida. Exemplos: seminários, conferências, palestras, enciclopédias, etc.
-
Como estruturar uma redação?
A estrutura de uma redação pode variar de acordo com o tipo de texto exigido. Como nos processos seletivos o tipo de texto mais utilizado é o dissertativo, vamos apresentar sua estrutura básica para facilitar o desenvolvimento da argumentação:
- Tema e título: atenção que são duas coisas diferentes. O tema representa o assunto, ex: “liberdade de expressão”. O título é o nome dado ao texto para chamar a atenção do leitor, ex: “Como a liberdade de expressão é fundamental para a democracia”.
- Introdução: é o início do texto onde você apresenta uma tese a ser defendida. Onde você instiga o leitor a querer saber dos seus argumentos. Portanto, os principais dados já devem está na apresentação para que possam ser desenvolvidos nos próximos parágrafos;
- Desenvolvimento: é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das ideias. Quanto mais clara e objetiva sua argumentação, melhor o texto. Explore os dados apresentados na introdução e reflita criticamente sobre eles.
- Conclusão: é o momento de fechar o texto. A conclusão é extremamente importante porque você vai ratificar o seu argumento e deixar claro seu ponto de vista com base no que você desenvolveu ao longo do texto. Quanto mais criativa a conclusão, mais interessante o texto se torna e mostra que você entende do assunto.
-
Dicas para uma boa redação
Depois de tudo que vimos, temos umas dicas para fazer uma boa redação e aprimorar seu texto e conseguir uma redação nota 1000 para passar em medicina:
- Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
- Conheça as novas regras gramaticais;
- Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
- Procure ser criativo e espontâneo. Evite copiar o estilo de texto de outra pessoa.
- Não utilize palavras de baixo calão, palavrões e gírias;
- Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
- Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
- Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
- Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
- Faça um rascunho para evitar rasuras;
- Cuidado com as repetições de palavras e ideias. Elas podem deixar seu texto cansativo e comprometer a objetividade
- Nunca utilize palavras ou expressões que não conheça seu significado;
- Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.