publicidade

“Pode cair no Enem 2025”, diz Camilo Santana sobre evasão escolar

Compartilhar:

Durante evento com o presidente Lula, Camilo Santana destacou o programa Pé-de-Meia e a redução da evasão escolar tema que, segundo ele, pode aparecer no Enem 2025.

Compartilhar:

A menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estudantes e vestibulandos estão atentos às questões Enem 2025. O minsitro da Educação, Camilo Santana (PT), comentou em tom descontraído que um dos temas abordados no evento do governo “pode cair no Enem”.

A fala ocorreu no sábado, 18, em São Bernardo do Campo (SP), durante um encontro com alunos da Rede de Cursinhos Populares (CPOP) que contou com a presença do presidente Lula (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

O que pode cair no Enem 2025, segundo Camilo Santana?

Durante o evento, o minsitro destacou as políticas educacionais implementadas pelo governo Lula como o programa Pé-de-Meia, lançado em novembro de 2023. A iniciativa garante um incentivo financeiro a estudantes do ensino médio público com o objetivo de combater a evasãao escolar e manter jovens na sala de aula.

Camilo Santana enfatizou os resultados do programa e brincou que o tema poderia aparecer na avaliação nacional. “Para quem está no ensino médio, esse presidente criou o Pé-de-Meia, para garantir que nenhum aluno fique fora da escola neste país. Só para dar um número para vocês pode até cair na questão do Enem. Tínhamos 480 mil jovens abandonando a escola pública todo mês no Brasil. Nós já conseguimos reduzir a evasão pela metade nesses dois anos”, afirmou o ministro.

Datas do Enem 2025

Foto: Reprodução

O Enem 2025 será aplicado no dia 09 e 16 de novembro.

1º dia (9/11): provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

2º dia (16/11): Ciências da Natureza e Matemática.

Por conta da COP-30, que ocorrerá no Pará, os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Evasão escolar e programa Pé-de-Meia: possíveis temas do Enem 2025

A fala do ministro chama atenção não apenas pelo tom de brincadeira, mas também pela relevância social do tema. Questões sobre educação, desigualdade e políticas públicas costumam aparecer com frequência no Enem, especialmente em Ciências Humanas e na redação.

A evasão escolar pode ser abordada sob diferentes perspectivas como os impactos econômicos e sociais, a importância de programas de permanência escolar e o papel do Estado na garantia do direito à educação. O Pé-de-Meia, por exemplo, se relaciona com debates sobre inclusão, equidade e políticas redistributivas, tópicos recorrentes nas provas do exame.

Para os estudantes que buscam revisar possíveis temas Enem 2025, o assunto evasão escolar e políticas públicas é uma ótima aposta. Ele dialoga com competências cobradas na redação e em áreas como Sociologia e Geografia.

Leia também:

Enem 2025: 7 erros que mais tiram pontos na redação (e como evitar cada um deles)

Como usar o aplicativo do MEC Enem para corrigir redações e treinar para o Enem 2025

Questões Enem 2025: por que o tema importa

Embora a fala de Camilo Santana tenha sido em tom de brincadeira, a redução da evasão escolar é um dos desafios estruturais da educação brasileira e um tema coerente com a abordagem do Enem, que prioriza assuntos de relevância social e cidadania.

Nos últimos anos, temas como democracia, inclusão social e juventude têm aparecido em diferentes partes da prova. Por isso, compreender o contexto do programa Pé-de-Meia e seus impactos na permanência escolar pode ajudar os candidatos a contextualizar melhor questões e redações.

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.