Em Portugal, duas universidades passaram a aceitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), possibilitando o acesso ao curso de Medicina para estudantes brasileiros. As instituições são: Universidade de Lisboa e a Católica Medical School da Universidade Católica Portuguesa.
Nesta segunda-feira, 19, a Escola Católica de Medicina, em Portugal, anunciou oficialmente o processo para estudantes internacionais para o ano letivo 2025-2026. Ressaltou que o critério em que estudantes brasileiros de Medicina podem usar a nota do ENEM para estudar na instituição.
Na nota divulgada referente a aderência do processo, a instituição diz que os candidatos poderão “submeter-se ao processo seletivo utilizando a nota da prova ENEM na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, desde que apresentem um resultado mínimo de 700 pontos nesta área”, reforça.
VEJA TAMBÉM:
Inscrições abertas para os vestibulares de Medicina 2025: confira o calendário e como se preparar
CRM-PR convida médicos a responderem pesquisa sobre o Exame Nacional de Proficiência em Medicina
Os alunos estrangeiros dispõem de 16 oportunidades e poderão inscrever-se pela internet até 12 de junho. As “Entrevistas Múltiplas Curtas”, que ocorrerão presencialmente, estão marcadas para os dias 21 e 23 de junho. Além disso, o resultado da seleção será divulgado em 7 de julho.
A instituição reforça ainda que a medida “reforça o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a promoção da diversidade cultural e internacional no ensino médico”. Ainda assim, compeleta que “com a esta nova via de ingresso, a Católica Medical School fortalece a sua estratégia de internacionalização e abre portas a estudantes brasileiros que se destacam pelo seu desempenho académico e motivação para seguir uma carreira médica de excelência”, finaliza.
VEJA MAIS ASSUNTOS DA MEDICINA:
- Como a IA pode evolucionar a medicina e salvar vidaspor Stephanie Freitas
- Portugal aceita nota do Enem para estudantes de Medicinapor Cleiton Alberto
- Revalida 2025: Inep divulga edital da segunda etapapor Alex Lucas Silva
- USP, Unicamp e Unesp oferecem conteúdo de preparação para seus próprios vestibularespor Danylo Rodrigues