Finaliza amanhã, 5 de setembro, o prazo para as inscrições do Exame Nacional de Residência (Enare). Nesta edição, foram ofertadas mais de 8 mil vagas ao total. Dessas, mais de 3 mil são destinadas à residência para medicina, de acordo com o edital nº 03/2024.
Para realizar a inscrição no Enare, basta acessar a área do candidato da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aplicador do exame nesta edição, disponível neste link. Candidatos a residência médica devem, no ato de inscrição, indicar a especialidade e local de realização do exame. As provas serão aplicadas em 20 de outubro.
- Leia mais sobre residência médica: Residência Médica x Especialização: Qual a diferença?
Após divulgação do resultado final, previsto para janeiro de 2025, o profissional pode optar pelo local e programa de acordo com a pontuação alcançada. No entanto, os candidatos que alcançarem as melhores notas ocuparão as vagas disponíveis, ofertadas por instituições públicas e privadas e autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Taxa de inscrição no Enare
Para concorrer às vagas do processo seletivo do Enare, é necessário realizar o pagamento de R$330,00, valor único para qualquer especialidade.
Prova Enare e etapas do processo
Aplicado em duas etapas e constituído de uma Prova Objetiva e uma Análise Curricular. Além disso, candidatos que solicitaram participação via reserva de vagas, passam ainda pelo processo de análise de heteroidentificação ou perícia médica que acontece posteriormente a prova e análise de currículo.
1ª fase – Prova objetiva
A prova escrita do Enare tem caráter eliminatório e classificatório, constituindo, assim, 90% da nota final do processo seletivo. Ademais, para a classificação para a segunda etapa, é necessário alcançar no mínimo 50 pontos nesta primeira etapa.
Nesta primeira etapa, os candidatos respondem a prova objetiva com quatro horas de duração que será aplicada em 20 de outubro, aplicada em 60 cidades brasileiras.
As questões são divididas a partir do tipo de ingresso do candidato:
- Para candidatos via acesso direto, médicos sem uma especialidade anterior, serão 100 questões, cada uma com peso de 1,0 ponto.
- Para candidatos com Pré-requisito, são 80 questões valendo 1,25 pontos.
2ª fase – Análise Curricular
De acordo com o edital, essa etapa de análise curricular constituirá 10% da nota final do processo seletivo. Ou seja, os candidatos aprovados na fase 1 devem apresentar os documentos que valerá pontos para classificação final.
Confira alguns documentos que devem ser entregues e quanto vale cada um deles para Acesso Direto na Residência Médica:
- Histórico Escolar: 50 pontos
- Programa ou projeto de extensão: 4,0 pontos por programa
- Participação em eventos: 0,5 pontos
- Monitoria: 3,0 pontos por semestre
Cronograma Enare 2024/2025
- 07/08 a 05/09/2024 – Período de inscrição no Enare
- 23/08 a 26/08 – Período para interposição de recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção
- 20/10/2024 – Aplicação do exame
- 20/12/2024 – Resultado do exame escrito
- 07/01/2025 – Resultado da análise curricular
- 21/01 a 22/01/2025 – 1ª oportunidade
- 24/01 a 27/01/2025 – 2ª oportunidade
- 29/01 a 30/01/2025 – 3ª oportunidade
O Enare
O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado que visa preencher vagas em programas de residência médica e multiprofissional em instituições de saúde de todo o Brasil.
Organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Enare simplifica o acesso a essas oportunidades, reunindo em uma única prova as seleções de diversas instituições. Assim, candidatos têm a chance de disputar vagas em vários locais do país, utilizando uma única pontuação.
Fique por dentro das principais notícias do universo da medicina: