Prazo para inscrições no Enem 2024 encerra amanhã, 7

inscrições no Enem 2024

Karla Thyale Mota

Finaliza nesta sexta-feira, 7 de junho, o prazo para as inscrições no Enem 2024. Os interessados em realizar a prova, podem se inscrever até as 23:59 através da Página do Participante, portal oficial do INEP.

Além disso, também encerra amanhã, o prazo para os pedidos de tratamento pelo Nome Social e solicitação de atendimento especializado. Aqueles que necessitarem de atendimento específico, portanto, devem indicar, no ato de inscrição, qual auxílio necessitam.

💰 Qual o prazo de pagamento da taxa de inscrição??

Candidatos não isentos do processo seletivo, devem realizar o pagamento da taxa estabelecida da inscrição até quarta-feira, 12 de junho. Este ano, o valor é de R$85

O pagamento pode ser através de boleto, emitido no momento da inscrição, pix, cartão de crédito ou débito.

🤔 Candidatos isentos devem realizar a inscrição?

Os isentos no processo seletivo não precisam realizar o pagamento. No entanto, também devem, assim como os demais, fazer a inscrição no sistema para terem direito à realização do exame.

Página do Participante.

Confira o passo-a-passo para se inscrever no Enem 2024:

Como fazer a inscrição do Enem 2024: confira o passo-a-passo

📅 Qual a data do Enem 2024?

Nesta edição, a aplicação das provas será nos dias 3 e 10 de novembro. Entretanto, o INEP ainda não estabeleceu uma data prevista para divulgação dos locais de prova.

🖥️ Como alterar os dados de inscrição?

Já fez a inscrição e precisa alterar algum dado? No sistema do INEP é possível alterar alguns dados cadastrais. Entretanto, essas alterações só podem ser feitas até o último dia de inscrição, ou seja, até o dia 7 de junho. Embora não tenha a opção e alterar qualquer dado, é possível fazer alterações em:

• Município de realização das provas;
  • Opção de Língua Estrangeira.

❗Novo prazo de inscrição para os estudantes do RS

Os candidatos que residem no Rio Grande do Sul, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição desta edição. Essa foi uma medida estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), em decorrência das grandes chuvas que atingiram todo o estado do RS.

Além disso, de acordo com o MEC, os moradores do estado terão um novo prazo para se inscreverem no Enem 2024. Ademais, os candidatos podem se inscrever agora ou aguardar o novo prazo de inscrição que será divulgado em breve.

➡️ Calendário Enem 2024

• Inscrições: de 27/05 a 7/06;
  • Pagamento da taxa: de 27/05 a 12/06;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/05 a 7/06;
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/05 a 7/06;
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/06;
  • Recurso para pedidos negados: de 17 a 21/06;
  • Resultado do recurso: 27/06;
  • Divulgação dos locais de prova: à divulgar;
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11;
  • Divulgação do gabarito: 20/11;
  • Divulgação do resultado: 13/01/25.

📝 Enem 2024

O Enem é a principal porta de entrada para ingresso a cursos de Ensino Superior do Brasil através dos processos seletivos de instituições públicas ou privadas, incluindo Medicina.

Através do Enem, é possível ingressar em cursos a partir do Sisu, sistema de ingresso em universidades públicas do país; Prouni, sistema de ingresso em instituições privadas e o Fies, financiamento estudantil.

Pode ser realizado por qualquer cidadão que possua interesse em ingressar em um curso de Ensino Superior no Brasil. Estudantes que ainda não finalizaram o Ensino Médio podem participar do exame como treineiro. Neste caso, a prova serve apenas como autoavaliação e o candidato não poderá utilizar a nota.