Encerra hoje o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024 e inscrição para o RS

taxa de inscrição do Enem 2024

Karla Thyale Mota

Finaliza nesta quarta, 19 de junho, o prazo para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), efetuarem o pagamento do valor de inscrição do exame. Os participantes que não concluírem o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024 dentro do período previsto no edital, serão desclassificados automaticamente do exame.

Este ano, o valor de R$85 da taxa de inscrição do Enem 2024 pode ser efetuado via boleto bancário, cartão de crédito ou débito ou através de PIX. Sendo assim, para retirar o boleto e realizar o pagamento, é necessário acessar a Página do Participante e finalizar a inscrição.

Alteração no Calendário do Enem 2024

O prazo para efetuar o pagamento foi prolongado em consequência às alterações feitas no cronograma, como a data de inscrição no Enem 2024 que foi estendida até 14 de junho. Anteriormente, este prazo finalizaria em 7 de junho.

Além disso, a alteração realizada pelo INEP possibilitou um maior período de tempo aos candidatos que não conseguiram se inscrever durante o prazo anterior. O órgão também prolongou o período de inscrição para que candidatos do Rio Grande do Sul pudessem participar do exame.

Calendário diferente para candidatos do RS

Devido a tragédia climática ocasionada pelas fortes chuvas na região do Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação (MEC), decidiu prolongar o período de inscrição dos moradores do estado no Enem 2024 para realizar uma edição justa a todos os participantes. Sendo assim, para todo o estado, o prazo para a inscrição finaliza na próxima sexta-feira, 21 de junho, às 23:59, de acordo com o horário de Brasília.

Imagem: Página do processo de inscrição dos moradores do RS.

⚠️ Atenção: No momento da inscrição, os moradores do estado precisam estar atentos à escolha do município de realização da prova, pois não poderá alterá-lo posteriormente.

Além do prazo de inscrição estendido, o órgão também isentou todos os candidatos do estado. Ou seja, nenhum morador do Rio Grande do Sul que desejar realizar a prova do Enem 2024, não precisará pagar nenhuma taxa.

De acordo com o MEC, até o momento eles não decidiram se irão alterar as datas das provas no estado.

É do RS e vai fazer a inscrição? Confira o passo-a-passo:

Como fazer a inscrição do Enem 2024: confira o passo-a-passo

📅 Cronograma do Enem 2024

Em virtude das alterações realizadas dentro do calendário, as demais datas também sofreram mudanças, como a taxa de inscrição do Enem 2024. Embora os dias de realização da prova continuem assim como previsto no edital inicial, em 3 e 10 de novembro, outros processos do cronograma foram modificados.

Confira abaixo as novas datas do Enem 2024:

• Inscrições: de 27/5 a 14/6
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 19/6
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 14/6
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 14/6
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 24/6
  • Recurso para pedidos negados: de 24/6 a 28/6
  • Resultado do recurso: 5/7
  • Divulgação dos locais de prova: ainda não divulgada
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11
  • Divulgação do gabarito: 20/11
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025