O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal porta de entrada para estudantes que sonham em conquistar uma vaga em universidades públicas, especialmente no concorrido curso de Medicina. Entre as dúvidas mais comuns está: que horas abrem as inscrições do Sisu? No edital do Programa não indica o horário exato que as inscrições estarão abertas, mas indica que a partir do dia 17.
Vagas e calendário
Nesta edição, serão ofertadas mais de 5 mil vagas para Medicina com início previsto tanto no primeiro quanto no segundo semestres de 2025, conforme os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior. No entanto, o candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, pois isso dependerá da sua classificação no curso pretendido.
Os estudantes terão até o dia 21 de janeiro para acessar o portal do Sisu e realizar a inscrição, que pode ser alterada quantas vezes forem necessárias durante o período de seleção.
Como funciona a classificação do Sisu?
Os candidatos serão classificados com base no desempenho obtido no Enem 2024, seguindo uma ordem de prioridades:
- Ampla concorrência: Inicialmente, todos os inscritos competem pelas vagas gerais.
- Reserva de vagas (Lei de Cotas): Após essa etapa, são aplicadas as políticas de cotas, com reserva de oportunidades para estudantes de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, e grupos raciais como pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
O MEC destacou que as vagas serão distribuídas com base nos percentuais atualizados pelo Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa medida visa garantir a inclusão e equidade na ocupação das oportunidades, especialmente em cursos de alta concorrência, como Medicina.
Lista de espera: chance extra para candidatos
Candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em integrar a lista de espera. O período para isso será de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
A lista de espera será utilizada pelas instituições participantes ao longo do ano para preencher eventuais vagas remanescentes, sendo uma importante alternativa para os estudantes que almejam uma segunda chance.
Dicas para os aspirantes a Medicina
- Prepare-se com antecedência: Consulte as notas de corte das edições anteriores para ter uma ideia de sua posição.
- Acompanhe as mudanças: Esteja atento às atualizações do MEC e das instituições sobre o Sisu.
- Mantenha a calma: A classificação no Sisu é dinâmica, e as notas de corte variam diariamente durante o período de inscrição.
Cronograma do Sisu 2025
• Inscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site Acesso Único MEC.
• Resultado da chamada regular: 26 de janeiro de 2025.
• Manifestação de interesse para lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025.
• Matrículas: 27 a 31 de janeiro de 2025.