O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o programa do governo federal que pretende democratizar o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. A nota de corte do SiSU e as vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.
Foi divulgada a relação do número de vagas para os cursos de Medicina das universidades estaduais e federais juntamente com a nota de corte do SiSU 2020. Vamos trazer algumas informações importantes dos quatro estados da região Sudeste que têm o segundo maior número de vagas para o curso de Medicina do Brasil, perdendo apenas para o nordeste.
Lembrando que a nota de corte é calculada enquanto as inscrições estiverem abertas. O sistema de corte funciona como uma base para que os candidatos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.
Para este ano, foram ofertadas 1275 vagas distribuídas em cotas e ampla concorrência. As notas de corte variam de acordo com cada universidade. A maior nota de corte ficou com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), 893,14. Também em Minas, temos a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) que ficou com a menor nota de corte da região Sudeste, 773,16.
Continue lendo o nosso post para conferir todo o panorama por Estado da região Sudeste .
Espírito Santo
No Espírito Santo só tem curso de Medicina em uma única universidade pública, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). São ofertadas 40 vagas e a nota de corte desse ano foi 793,05. São 20 vagas para o sistema de cotas e 20 vagas para ampla concorrência.
Minas Gerais
Minas Gerais é o estado com maior quantidade de universidades públicas que ofertam o curso de Medicina e também com o maior número de vagas da região Sudeste.
São 15 universidades que oferecem um total de 799 vagas distribuídas para cotas e ampla concorrência. A universidade com a maior nota de corte do Sudeste é a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) com 893,14. A UEMG oferece 11 vagas para ampla concorrência.
A menor nota de corte da região também está em Minas Gerais. A Universidade Estadual de Montes Claros ficou com a nota 773,16. A UNIMONTES oferece 40 vagas assim distribuídas: 20 para cotas e 20 para ampla concorrência.
Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro é ofertada a segunda maior quantidade de vagas do Sudeste. São 300 vagas distribuídas em quatro universidades. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a maior nota de corte, 805,69 e oferece 130 vagas nos dois Campi: Macaé e Rio de Janeiro. As vagas são assim distribuídas: Campus Macaé – 15 vagas para cotas e 15 para ampla concorrência; Campus Rio de Janeiro – 50 vagas para cotas e 50 para ampla concorrência.
São Paulo
O estado de São Paulo oferece 136 vagas para o curso de Medicina distribuídas em quatro universidades públicas. A Universidade de São Paulo (USP) tem a segunda maior nota de corte da região Sudeste, com 827,86. A USP oferece 96 vagas distribuídas em três campi: USP Ribeirão Preto – 13 vagas para cotas e 12 para ampla concorrência; USP Bauru – 11 vagas para cotas e 07 para ampla concorrência; USP São Paulo – 24 vagas para cotas e 29 para ampla concorrência.
Você confere a lista completa
Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂
[table id=7 column_widths=”532px|100px|100px” /]