Flashcards, seu novo método para arrasar nos estudos

Flashcards

Oi Oi Mediciner, você com certeza já sabe que por aqui no portal da Melhores Escolas Médicas tem tudo falando sobre diversos métodos e dicas de estudos para você arrasar na sua jornada, de método progressivo até pomodoro, tem de tudo.

Começar a estudar é um dos maiores desafios de quem está se organizando nos estudos, de início, na maioria das vezes, é necessário que você possua um método que mais te deixe confortável para dar esse pontapé no aprendizado, caso contrário, talvez a sua produção acabe sendo baixa. Hoje, para compor o time de “Métodos Infalíveis para passar em Medicina”, vamos falar sobre flashcards.

Mimo: SOBREVIVENDO AO MULTIVERSO MED: COMO SE ORGANIZAR ANTECIPADAMENTE

O que são flashcards?

Os flashcards são praticamente pequenos cartões de papel que possam testar sua memória, de um lado do cartão irá conter perguntas de diversos assuntos da sua preferência, e do outro a resposta, para que você confirme ou não o seu acerto. A formatação do flashcard varia de acordo com o que cada um achar melhor, podendo conter não só perguntas mas também tópicos, palavras-chave, termos e definições, enfim, como você achar melhor.

Os benefícios do uso desse método são claros, o primeiro de todos é o teste a sua memória, exercitando-a  a todo tempo, além de que ele serve para qualquer tipo de matéria, seja física, química, portugues e até redação se você quiser testar seu conhecimento sobre as competências da redação do Enem.

Confira um exemplo:

flashcards

Como usar flashcards?

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é que o flashcard mesmo como um método de estudo, ele deve servir principalmente como um complemento a sua rotina de estudos, justamente pela sua função de brincar com a sua memória e deixar o assunto fresco em pouco tempo, diminuindo a curva do esquecimento que cada um pode ter depois de estudar algum assunto específico.

Usando FLASHCARDS

Passo 1: Deixe as perguntas viradas para cima
Passo 2: Leia a pergunta (SEM DAR AQUELA ESPIADINHA NO VERSO, TÁ?)
Passo 3: Responda a pergunta lida e em seguida confira a resposta.
Passo 4: Caso acerte, coloque o card na pilha de acertos, caso erre, na pilha de erros, onde você voltará depois para revisar.
Passo 5: Continue a sua avaliação por uma média de 25 minutos.

Um dos melhores usos do flashcards é você poder levá-lo para todos os lugares de forma fácil, devido ao seu tamanho, inclusive antes daquela prova que o assunto te deixa nervoso.

E aí, gostou desse jeitinho rápido de estudar? Se liga que aqui tem mais!

Descubra mais métodos para salvar sua rotina de estudos: