Medicina na prática: Laboratórios de simulação realística e habilidades clínicas

Laboratórios

Um dos carros chefes do curso de medicina são os laboratórios. Nessa aula, o aluno aprende na prática como realizar determinados procedimentos e a se comportar em variados tipos de situações. Uma instituição que ofereça bons laboratórios vai proporcionar a melhor experiência possível ao aluno e permitir que ele tenha um melhor entendimento sobre as práticas médicas.

Hoje você vai entender como funciona um laboratório de simulação realística e habilidades clínicas. Preparado(a)? Então vamos lá.

Importância das aulas laboratoriais

Nem só de teoria vive o aluno de medicina. O profissional de medicina é o profissional que está constantemente em relação com outras pessoas. Para isso, é necessário que o profissional seja qualificado em vários âmbitos. Essa qualificação é obtida durante a formação em medicina, e boa parte graças às aulas laboratoriais.

A grade curricular de medicina se estende durante os seis anos de graduação. É no decorrer das aulas que os alunos irão utilizar os laboratórios para colocar em prática o que aprenderam na teoria.

Laboratório de habilidades clínicas

O laboratório de habilidades clínicas é responsável por desenvolver competências e habilidades como atendimento, habilidades cirúrgicas e visão clínica, que ajudam o aluno a entender o contexto médico e se familiarizar com as técnicas utilizadas. O foco é capacitar os alunos a realizarem um bom atendimento e manter boas práticas de atendimento, tornando a relação médico x paciente mais estreita.

O treinamento de habilidades implica num conjunto de saberes e práticas. Para tanto, o estudante de medicina deverá conhecer as técnicas voltadas para o desenvolvimento da comunicação e de destrezas manuais. Esses atributos são importantes para proporcionar capacitação técnica e o desenvolvimento do raciocínio lógico, integrando conhecimentos básicos e clínicos através de aulas laboratoriais.

Essas aulas laboratoriais são essenciais para colocar o aluno em uma posição de absorção e replicação do conteúdo aprendido, com alguns objetivos.

Elas possibilitam aos alunos de graduação, treinamento para identificação dos principais achados do exame clínico normal e patológico, permitindo o desenvolvimento de habilidades que os auxiliam na realização do exame clínico semiológico em indivíduos normais e em pacientes;

Favorecem o desenvolvimento de habilidades específicas, no intuito de capacitar o estudante para a prática hospitalar, com o aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos, levando-o a manusearem materiais e a familiarizar-se com os passos da execução;

Auxiliar o aluno no processo da assimilação de técnicas específicas que serão desenvolvidas junto aos pacientes; Dar aos alunos a oportunidade de rever técnicas e procedimentos antes de iniciar a prática hospitalar; Minimizar o impacto psicológico do aluno quando em situação real na prática hospitalar; Realizar a integração de monitores e alunos que utilizam este espaço; Despertar nos alunos – monitores a vocação docente, bem como a prática científica.

Laboratórios – Simulação Realística

O laboratório de Simulação Realística permite que o aluno tenha contato com algumas práticas simuladas que espelham as atividades a serem executadas durante a carreira profissional de medicina.

Os laboratórios são responsáveis por desenvolver competências:

• Técnicas
  • Cognitivas
  • Profissionais

A Universidade Tiradentes e a Faculdade Tiradentes (Fits) possuem laboratórios que potencializam o aprendizado e a absorção de conteúdo através das aulas práticas. Um dos diferenciais do laboratório de simulação realística da UNIT e da FITS é a presença das salas de debriefing.

As salas de debriefing são espaços onde os alunos podem observar atendimentos realizados por outros discentes na sala de simulação. Esses atendimentos são gravados para que possam ser discutidos sobre as melhores condutas médicas durante as consultas e práticas.

Nessas simulações, os alunos podem realizar atividades como:

• Intubação;

A intubação endotraqueal, também conhecida como intubação orotraqueal ou intubação endotraqueal (OIT), é um procedimento  realizado em terapia intensiva. A técnica consiste em inserir um tubo pela boca ou nariz e trazê-lo até a traqueia do paciente com o auxílio de um laringoscópio. A ventilação mecânica pulmonar é instalada para proteger a respiração do paciente.

• Reanimação;

A ressuscitação cardiopulmonar, ou RCP, é um conjunto de procedimentos de emergência que podem ser usados ​​para salvar um paciente que enfrenta insuficiência cardiovascular e/ou respiratória. A RCP, também conhecida como RCP, combina técnicas que incluem compressões torácicas destinadas a bombear o sangue para o coração, melhorando o fluxo sanguíneo e, assim, o fornecimento de oxigênio ao cérebro.

• Administração de medicamentos.

A administração de medicamentos exige uma análise do quadro do paciente e de conhecimentos fármacos para serem indicados corretamente. Os medicamentos são preparados ou fabricados de forma que sua absorção no local da injeção possa ser prolongada por horas, dias ou mais. Esses produtos não precisam ser tomados com tanta frequência quanto os produtos de absorção mais rápida.

E aí?

As aulas laboratoriais são de extrema importância para a absorção da prática na realidade da profissão escolhida. O ponto inicial para entender o cotidiano do profissional de medicina é justamente nos laboratórios de habilidades clínicas, onde o discente entende quais são as normas e comportamentos utilizados por médicos no dia-a-dia.

E aí? Gostou do conteúdo? Dá uma olhada no nosso site que tem muito mais conteúdos esperando por você.