Região Sul: as notas de corte e vagas para Medicina no SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o programa do governo federal que pretende democratizar o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. As vagas para Medicina no SiSU são disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado. Hoje vamos falar sobre as vagas para medicina na região sul.

Foi divulgada a relação do número de vagas para os cursos de Medicina das universidades estaduais e federais juntamente com a nota de corte do SiSU 2020. Vamos trazer algumas informações importantes dos três estados da região sul que tem o segundo menor número de vagas para o curso de Medicina do Brasil, atrás apenas da região norte.

Lembrando que a nota de corte é calculada pelo sistema enquanto as inscrições estiverem abertas. O sistema de corte funciona como uma base para que os candidatos possam saber qual posição está ocupando diante dos outros concorrentes para o mesmo curso e instituição.

Para este ano, foram ofertadas 489 vagas distribuídas em cotas e ampla concorrência, em 10 universidades. As notas de corte variam de acordo com cada universidade. A maior nota de corte ficou com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 805,75 e a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) ficou com a menor nota de corte da região sul, 774,84.

Continue a leitura e confira o panorama geral da região Sul, separado por estado.

Paraná

No Paraná só tem curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), dividido em dois campi. São ofertadas 50 vagas e a nota de corte desse ano foi 793,18. No campus de Curitiba, são 38 vagas assim distribuídas: 21 para o sistema de cotas e 19 vagas para ampla concorrência. No campus Toledo da UFPR, são 12 vagas, com 6 para o sistema de cotas e 6 vagas para ampla concorrência.

upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/...

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado com maior quantidade de universidades públicas que ofertam o curso de Medicina da região sul. São sete universidades que oferecem um total de 409 vagas distribuídas para cotas e ampla concorrência.  A universidade com a maior nota de corte do Rio Grande do Sul é a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com 790,53, oferecendo 70 vagas.

A menor nota de corte do estado do Rio Grande do Sul é da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no município de Uruguaiana. A UNIPAMPA oferece 30 vagas: 17 para cotas e 13 para ampla concorrência.

O maior número de vagas é da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com 100 vagas. A nota de corte foi 786,62. As vagas estão distribuídas: 51 para cotas e 49 para ampla concorrência.

Fichier:Bandeira do Rio Grande do Sul.svg — Wikipédia

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina só tem curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A nota de corte foi 805,75.  São ofertadas 30 vagas: 15 para cotas e 15 para ampla concorrência.

Bandeira de Santa Catarina - Significado dos elementos - InfoEscola

Você confere a lista completa:

Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂

[table id=10 column_widths=”532px|100px|100px” /]