A nota de corte pode diminuir?

Blog
Reading Time: 4 minutes

Em momentos atípicos como esse que estamos vivendo, a vida de todo mundo deu uma guinada e mudou drasticamente. Se para quem já estava com a vida mais ou menos encaminhada essa realidade está sendo difícil, imagina para quem ainda está no comecinho da jornada? Ainda mais com o fantasma da nota de corte do Sisu?

Por conta da pandemia, a maioria dos estudantes estão há um ano sem pisar na escola, no cursinho e com extremas dificuldades na qualidade do ensino a distância e outros nem isso têm. Neste ano os estudantes tiveram que enfrentar: Cancelamento das aulas – Desigualdade de acesso – Piora na qualidade de ensino -Identificação sobre o futuro – Convivência com a família – adiamento do Enem, entre outros fatores.

nota de corte sisu

Sisu e Nota de Corte

Vale ressaltar, que só pode participar do Sisu o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio sem estar na condição de treineiro e que não zerou a redação. Além disso, o estudante também não pode estar matriculado em nenhuma outra instituição superior pública de ensino.

Entenda como funciona a nota de corte Sisu

Mas e como conseguir a vaga? 

Para ser contemplado em alguma instituição pelo Sisu, o estudante tem que atingir uma nota mínima do curso escolhido que é definida de acordo com cada instituição. E esta nota dificilmente é abaixo de 450 pontos. Isso acontece porque as instituições de ensino são livres para determinar o desempenho mínimo exigido para se candidatar a cada curso, e também atribuir pesos diferentes a cada uma das provas do Enem.

 

Essa nota só pode ser verificada no período de inscrição e durante a consulta de vagas liberadas pelo Sisu dá para ter uma ideia aproximada -ou mais ou menos aproximada- de quanto cada curso vai exigir. 

 

Os candidatos para os cursos mais concorridos como Medicina e Direito, por exemplo, já sabem que a média de nota para ingressar nestes cursos, sem muitas preocupações, é de mais de 800 pontos. Porém sem esquecer que o cálculo desta nota depende de alguns fatores. São estes:

  • Número de vagas disponíveis.
  • Desempenho dos candidatos que concorrem a uma mesma vaga.
  • A procura pelo curso, se é bastante concorrido ou não.
  • O tipo de cálculo utilizado, considerando apenas a nota do Enem ou atribuindo pesos diferentes para cada prova.

 

Mas afinal, a nota de corte pode diminuir?

 

A lógica é essa: se faltou muita gente , o número de concorrentes é menor, então a nota de corte deve reduzir porque tem menos concorrência, não é? Bom, para Giulia Costa, aluna do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e presidente do Cursinho Popular Dr Almir Santana que dá aulas pré-vestibular gratuitas para candidatos que desejam passar em medicina , a resposta é não.

 

*Essa é uma dúvida muito frequente dos nossos alunos. Dúvidas essas que temos que estar respondendo quase semanalmente. Nós sabemos que a abstenção do Enem foi muito alta, mas a prova manteve o mesmo nível. Então não há como diminuir a nota de corte*

 

De acordo com Giulia, esse questionamento não é só em razão da pandemia. *Na minha opinião, a nota não baixa. Todo ano dizem que vai baixar, mas na realidade ela faz é aumentar. O que pode mudar é a influência no TRI.*

 

Mas o que é TRI?

A Teoria de Resposta ao Item, TRI, é o algoritmo usado pelo Enem para corrigir e dar nota às questões da prova. É um modo de afirmar os conhecimentos dos alunos que a fazem e também é uma forma de impedir o chute. 

 

Resumindo, a prova do Enem tem questões de níveis fácil, médio e difícil. Se o estudante acerta algumas questões de nível difícil e erra questões de nível fácil, o algoritmo entende que o candidato chutou e não recebe a pontuação cheia. Por isso, a nota final não depende só do número de acertos, e sim do nível de dificuldade das questões que você acertou e também das que errou.

 

Por incrível que pareça, para a TRI é melhor o candidato acertar mais questões de nível fácil do que difícil, ou até mesmo deixar as questões de alto nível em branco. 

Saiba mais sobre TRI aqui.

De volta a nota de corte

Voltando para a nossa dúvida maior, que também é o desejo de muitos. Segundo Giulia não tem choro e nem vela, muito menos simpatia ou oração. A única chance de conseguir ser contemplado no Sisu e conseguir uma boa nota de corte é se preparando para a prova e estudando regularmente com organização e foco. 

 

*Quem quer conseguir uma boa vaga e principalmente quem quer passar em medicina, passa o ano inteiro, em um ritmo de estudo intenso e não vacila para fazer a prova do Enem. Então a concorrência de medicina de um modo geral ainda se mantém muito alta independente do número de abstenção dos candidatos.*

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Qual o valor do curso de Medicina em Goiás?

Blog

História do Aprovado: Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto

Blog

Saúde Mental e Estudos: como não se cobrar demais

Quer o MEM na palma da mão?