publicidade

Sisu 2026: 5 estratégias para garantir sua vaga em Medicina

Compartilhar:

Compartilhar:

As inscrições para o Sisu 2026 começaram nesta segunda-feira (19) e o clima é de decisão para milhares de candidatos que sonham com o jaleco. Com o sistema aberto até as 23h59 de 23 de janeiro, quem busca Medicina sabe que cada ponto conta e que a estratégia de escolha da instituição é tão importante quanto a nota do Enem.

Nesta edição, o Sisu traz 274,8 mil vagas no total, mas a grande novidade que impacta o topo da pirâmide de notas é a possibilidade de usar o desempenho dos exames de 2023, 2024 ou 2025. Se você garantiu uma média competitiva em qualquer um desses anos, a hora de usá-la é agora.

Como aumentar suas chances de aprovação: 5 estratégias essenciais

Para o candidato de Medicina, o Sisu não é apenas um cadastro, é um jogo de xadrez. Veja como otimizar suas chances:

1. Analise o peso da instituição

Este é o ponto onde muitos candidatos com notas altas falham. Cada universidade tem autonomia para definir pesos para as áreas do Enem.

Se sua maior nota foi em Ciências da Natureza, procure instituições onde essa área tenha peso 3 ou 4. Isso pode elevar sua média ponderada em 10 ou 20 pontos, colocando você dentro das vagas enquanto em outra faculdade você estaria fora.

2. Monitoramento real-time das notas de corte

Em Medicina, as notas de corte são as mais altas do sistema e costumam oscilar até os últimos minutos.

Não se desespere com a primeira parcial. Use os primeiros dias para testar sua nota em diferentes regiões. Lembre-se que o sistema é dinâmico: se um grupo de candidatos migra de uma federal para outra, o corte pode cair subitamente onde você menos espera.

3. O dilema da 1ª e 2ª opção

Se a sua nota está muito próxima ao corte da sua faculdade dos sonhos (Plano A), avalie com cautela a sua segunda opção.

Se você for aprovado em qualquer uma das opções na chamada regular, você não poderá participar da lista de espera da outra. Para quem quer Medicina a qualquer custo, às vezes vale mais a pena colocar uma segunda opção com nota de corte menor para garantir a vaga imediata.

4. Entenda a logística e vagas

O Sisu 2026 segue o modelo de edição única. Isso significa que as vagas para o primeiro e segundo semestres de Medicina são decididas agora. Verifique se a instituição de sua escolha inicia as aulas em março ou agosto, pois isso pode influenciar na nota de corte (geralmente, o segundo semestre tem cortes levemente menores).

5. A Força da lista de espera em Medicina

Muitos acreditam que a lista de espera para Medicina não anda, mas isso é um mito. A dinâmica do Sisu é intensa: muitos candidatos aprovados em Medicina em uma federal também passam em vestibulares próprios ou ganham bolsas no ProUni, liberando vagas semanas após o resultado oficial. Se você ficou a poucos pontos do corte, mantenha o foco e manifeste interesse na lista.

Confira sua chances através do Simulador da Passei Cursos

Cronograma Sisu 2026: Não perca os prazos!

Etapa  Data e Horário  
Inscrições  19 a 23 de janeiro (até 23h59)  
Resultado Chamada Regular  29 de janeiro  
Matrículas  A partir de 2 de fevereiro  
Lista de Espera (Manifestação)  29 de jan a 2 de fev  

O histórico do Sisu mostra uma rotatividade significativa, resultando em chamadas suplementares que se estendem bem além do cronograma inicial.

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.