A forma como as vagas remanescentes do SISU são distribuídas, foram modificadas de forma significativa para o processo. De acordo com a nova portaria do MEC nº 704/2025, que foi publicada no Diário Oficial da União, as vagas agora são destinadas primeiramente para as cotas e ações afirmativas, após as vagas serem preenchidas por esses grupos, caso sobre alguma vaga, essa será destinada para ampla concorrência.
Essas modificações entraram em vigor já nas vagas remanescentes do SISU 2026, o qual vai alterar o processo de disputa e consequentemente reduzirá as chances de quem concorre sem reserva de vagas.
Nova distribuição de vagas
A Portaria MEC nº 704, de 17 de outubro de 2025, alterou o modo de distribuição das vagas remanescentes, onde o que era de acordo com a portaria do MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012, que colocava a ampla concorrência antes das cotas e ações afirmativas, e agora será ao contrário, onde a ampla concorrência ficará por último, dependendo da sobra de vagas após o preenchimentos das vagas pelas cotas e ações afirmativas.
| LB_PPI | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. |
| LB_Q | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita que se autodeclarem quilombolas. |
| LB_PCD | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita que sejam pessoas com deficiência. |
| LB_EP | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. |
| LI_PPI | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas. |
| LI_Q | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que se autodeclarem quilombolas. |
| LI_PCD | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda, que sejam pessoas com deficiência. |
| LI_EP | vaga reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, independentemente de renda. |
Em seguida, depois de destinada às vagas para todos os grupos acima, aí sim, a ampla concorrência entra, porém a chance de não sobrarem vagas é enorme.
Impacto das mudanças nas vagas remanescentes do SISU 2026
Para aqueles que concorrem pela ampla concorrência, existia uma certa esperança em conseguir entrar pelas vagas remanescentes, pelo fato destas vagas serem ofertadas primeiramente para esse grupo e depois para os demais, com essas mudanças feitas pelo MEC, as chances são muito baixas pois todas as vagas podem ser preenchidas pelos grupos anteriores.
Agora para os grupos cotistas e de ações afirmativas, as chances aumentam significativamente, pois será prioridade nas vagas remanescentes do SISU 2026.
O intuito do MEC é garantir que todas as vagas reservadas não fiquem ociosas e sejam preenchidas em sua totalidade. Então por exemplo “Se 100 vagas sobrarem após a lista de espera, todas serão realocadas primeiro entre candidatos de cotas antes de irem para ampla concorrência.”
Justificativas e Reações
A justificativa central do Ministério da Educação (MEC) para as alterações nas políticas de cotas e no processo do Sisu reside no fortalecimento das políticas afirmativas e na redução das desigualdades no acesso ao ensino superior, por isso a mudança das vagas remanescentes do SISU 2026 serão importantes.
Isso se concretiza ao maximizar as chances de ingresso para os cotistas, permitindo que concorram primeiro na Ampla Concorrência e, assim, liberem as vagas de cota para quem mais delas necessita. Paralelamente, busca-se ampliar a abrangência da política, com a inclusão de novos grupos como os quilombolas, e otimizar a destinação das vagas, assegurando que cotas não preenchidas sejam prioritariamente remanejadas entre outras modalidades antes de serem disponibilizadas para a Ampla Concorrência.
Em 24 de outubro, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL n. 5384/2020) que reforma e amplia o sistema de cotas para o ensino federal. A proposta, que aprimora o acesso às instituições federais de ensino superior e técnico e foi subsidiada por estudos do MEC, segue agora para a sanção da Presidência da República.
O ministro da educação, Camilo Santana, afirma ser um momento muito importante para a história do Brasil onde torna essa política pública ainda mais inclusiva, com a abrangência da população quilombola. “É a vitória da democracia, do combate às desigualdades na educação. É a vitória da esperança e da reconstrução do Brasil!”.
A Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, estabeleceu em 2012 a reserva de 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes de escolas públicas, com subcotas para baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI), e pessoas com deficiência (PCD), transformando o acesso ao ensino superior. Em 2023, a Lei nº 14.723/2023 revisou e ampliou essa política: agora, os cotistas competem primeiro nas vagas de Ampla Concorrência (AC) e só então, se não aprovados, disputam suas respectivas cotas; houve a inclusão de quilombolas como beneficiários e a redução do limite de renda para 1 salário mínimo.
Outras mudanças e orientações para o SISU 2026
- Uso da melhor nota das três últimas edições do Enem
- Os candidatos devem ficar atentos ao edital de cada instituição
- Comprovação de cotas e aos prazos da lista de espera
- As regras valem para o Sisu 2026
Receba as notícias direto no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o mundo da Medicina, Educação e Saúde! Basta acessar a comunidade da MEM no Whatsapp.
As principais notícias do dia na sua caixa de entrada! Se inscreva na Newsletter da MEM.















