USP alerta candidatos sobre sites falsos no vestibular Fuvest 2025

vestibular Fuvest 2025

Karla Thyale Mota

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), organizadora do vestibular da USP, tem alertado candidatos ao processo seletivo da instituição acerca de golpes na inscrição do vestibular Fuvest 2025. De acordo com a instituição, diversos candidatos foram vítimas de golpes em sites falsos.

O golpe é aplicado a partir de sites falsos que se passam pelo portal oficial da fundação, simulando o processo de inscrição no vestibular 2025 da USP. Além disso, no falso ato de inscrição, candidatos são induzidos a realizar o pagamento via pix para outra pessoa, de acordo com a instituição. Portanto, é necessário estar atento aos sites oficiais da fundação.

A Fuvest informou também que providências jurídicas já estão sendo providenciadas para investigar os criminosos e evitar que mais candidatos sejam vítimas das fraudes. Ademais, em caso de dúvidas, a fundação orienta que candidatos entrem em contato com o Fale Conosco da fundação.

Como se inscrever no Fuvest 2025?

Abertas desde o dia 19 de agosto, a inscrição para o Fuvest 2025 deve ser realizada através do portal Fuvest.br. Interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 8 de outubro para concorrer a uma das mais de 8 mil vagas disponibilizadas.

Para confirmar a inscrição, no entanto, é necessário realizar o pagamento da taxa de R$211,00, gerado no final do preenchimento para candidatos não contemplados com a isenção.

Prova da Fuvest é uma das mais concorridas do Brasil. Imagem: Marcos Santos/ USP Imagens.

Além do vestibular tradicional, os candidatos podem ingressar na USP através do Enem-USP ou, por meio do Provão Paulista. São 1.500 vagas para cada modalidade de ingresso, de acordo com a instituição.

➡️Para ler: Vestibulares de medicina com mais vagas

Passo a passo para inscrição Fuvest 2025

1. Acesse a página do candidato;
  2. Preencha o formulário com os seus dados pessoais;
  3. Crie uma senha para o portal Fuvest. Neste processo, é necessário incluir uma foto de rosto para reconhecimento facial;
  4. Informe a necessidade de prova especial;
  5. Informe se irá concorrer por cotas;
  6. Escolha a carreira e até quatro cursos;
  7. Informe a escolaridade;
  8. Preencha o questionário do perfil socioeconômico;
  9. Por fim, realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Calendário Fuvest 2025

• Inscrições: 19/08 a 08/10/2024
  • Data final para pagamento da taxa de inscrição: 08/10/2024
  • 1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024