30 de Outubro dia do Ginecologista e Obstetra, uma carreira dedicada a cuidar da saúde feminina, relacionado aos órgãos reprodutores, prevenção de doenças, e auxiliar a trazer novas vidas para o mundo.
Para se tornar um profissional da área de ginecologia e obstetrícia, primeiro você precisa passar no curso de medicina ( 6 anos de duração), depois escolher sua especialização na área( geralmente de 3 anos).
O Ginecologista está presente na vida da mulher desde a sua primeira menstruação (geralmente no início da adolescência), durante a gravidez, vida adulta, e até a menopausa (período que a mulher deixa de produzir óvulos e menstruar), mesmo assim os cuidados com esse especialista perduram.
É sempre importante se consultar com um profissional da área, pois a prevenção é sempre melhor que o tratamento, não é mesmo?
Nas consultas de rotina com esse profissional, é o momento de você conhecer seu corpo internamente, saber como anda o funcionamento dos seus órgãos reprodutores, prevenir e detectar doenças.
Fizemos uma listinha para descrever algumas características dos ginecologistas e dos obstetras:
Ginecologista:
Consultas e exames preventivos, para detecção precoce de doenças;
Diagnóstico de doenças nos órgãos reprodutores e mamas (importante ressaltar as mamas, ainda estamos no mês de outubro alusivo ao câncer de mama);
De acordo com problemas detectados, encaminha para outros especialistas;
Obstetra:
Acompanha mulheres durante a gestação;
Realiza procedimentos e exames para saúde e desenvolvimento tanto da mãe quanto do bebê;
Auxilia no parto, seja uma cesárea ou parto normal;
Vale ressaltar a importância do dia do Ginecologista e Obstetra pela dedicação, e cuidado desses profissionais com as mulheres da nossa sociedade.
A Melhores Escolas Médicas parabeniza esses médicos especializados na saúde feminina.