O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (12), o edital de adesão de estados, municípios e Distrito Federal ao programa Agora Tem Especialistas, que é voltado à redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os gestores interessados terão até o dia 30 de junho para indicarem os estabelecimentos de saúde aptos a participar do programa. Além disso, será preciso informar as condições necessárias de infraestrutura: como equipamentos, salas de atendimento, insumos e medicamentos, além da quantidade de vagas disponíveis.
Após esse mapeamento, um novo edital será lançado para selecionar 500 médicos que já são especialistas. Esses profissionais vão atuar em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios do SUS. Para serem selecionados, esses médicos precisam ser certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB).
A previsão é que o chamamento desses profissionais seja publicado na primeira quinzena de julho, com início das atividades para setembro deste ano.
Esses médicos especialistas vão poder atuar no SUS com a mentoria de profissionais de instituições de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). É o caso do Hospital Sírio-Libanês, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, do AC Camargo Câncer Center, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do Albert Einstein, do HCor, do Hospital Moinhos de Vento e dos hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Essas instituições são como polos formadores, oferecendo suporte técnico, imersões presenciais, mentoria e acompanhamento pedagógico.
Meu SUS Digital
Através do Meu SUS Digital, a comunicação com os pacientes ganhará novas funcionalidades. O aplicativo emitirá alertas por mensagens e via push para comunicar ao usuário sobre o agendamento e o atendimento de consultas,exames, cirurgias e tratamentos. Além disso, o SUS também fará contato com avisos por WhatsApp e SMS.