Após a abertura do sistema Sisu 2021 para consultas das universidades estaduais federais não houve outra senão comentários sobre a redução significativa de vagas de medicina no Sudeste para ingresso no primeiro semestre do ano.
Motivos?
Parte do “causo” está no impacto causado pela pandemia do Covid-19 que gerou um rebuliço nos calendários das IES em todo o Brasil.
Pouco mais de 1400 vagas de medicina no Sudeste, com destaque para Minas Gerais com 320 vagas sá da UFMG, foram ofertadas através da plataforma Sisu 2021, divulgadas no termo de adesão a forma de ingresso no início do próximo ano letivo, disponível para consulta no sistema desde o dia 05 de março.
O que pode acontecer?
No contexto da pandemia, era esperado que o número de desistentes impactasse diretamente no aumento do número de vagas de medicina no Sudeste a serem preenchidas e também na diminuição das notas de corte. ENGANO!
Com a divulgação do MEC, tudo que se pensava caiu por terra e o susto foi ainda maior quando os seguintes dados estavam na plataforma:
Para melhor visualização da tabela abaixo, gire o seu celular 🙂
[table id=12 /]
Como consequência, veremos, com as inscrições entre os dias e 9 abril, uma migração de estudantes de região para região buscando a Escola Médica que se adapta às suas necessidades e à nota de corte a partir de suas notas!
Fique atento aos prazos e não perca a chance de conseguir a tão sonhada vaga numa Escola Médica!