3 procedimentos médicos de alta complexidade realizados pela primeira vez no Brasil

Compartilhar:

internato em medicina - procedimentos médicos de alta complexidade

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Nem tudo é como sempre foi. Muitas coisas precisaram ser feitas pela primeira vez em algum momento e com a medicina não é diferente. Hoje vamos falar sobre procedimentos médicos de alta complexidade realizados pela primeira vez no Brasil.

Nosso país tem uma história rica em procedimentos médicos pioneiros e inovadores. Eles mudaram a forma como a medicina acontece em todo o mundo. Vamos conferir alguns.

 

Como fazer um transplante de coração?

O primeiro transplante de coração no Brasil ocorreu há quase 60 anos. Apenas um ano após o primeiro transplante de coração bem-sucedido no mundo, realizado na África do Sul em 1967. 

A cirurgia foi liderada pelo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini e sua equipe médica no Hospital das Clínicas, localizado na cidade de São Paulo. O paciente, um homem de 45 anos chamado Geraldo, sobreviveu à cirurgia por mais de um dia, mas faleceu devido a uma infecção. 

Apesar do resultado trágico, a realização do primeiro transplante de coração no Brasil foi um marco importante na história da medicina brasileira. Bem como um passo significativo para o avanço da cirurgia cardíac a no país. Desde então, o Brasil tem se tornado um importante centro para transplantes de órgãos, com muitos avanços e desenvolvimentos na área.

Leia também: A importância das aulas práticas na medicina

Cirurgia de Separação de Siameses

Em 1984, os médicos brasileiros realizaram a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses em todo o mundo. Os gêmeos Cláudio e Carlos foram separados com sucesso após uma cirurgia de 17 horas liderada pelo cirurgião pediátrico Dr. Zacharias Calil.

Os gêmeos nasceram unidos pelo tórax e abdômen, compartilhando o mesmo coração e fígado. A cirurgia exigiu uma equipe de mais de 30 médicos e enfermeiros, além de equipamentos médicos de última geração. 

Ambos sobreviveram à cirurgia, mas Carlos faleceu poucos dias depois devido a complicações relacionadas ao coração. Cláudio, no entanto, sobreviveu e viveu uma vida relativamente normal. 

A cirurgia de separação de siameses realizada no Brasil foi um grande marco na história da medicina brasileira e é um avanço significativo na área de cirurgia pediátrica. Desde então, houve a separação de outros casos de gêmeos siameses com sucesso no Brasil.

Outro fato interessante é o pioneirismo do neurocirurgião pediátrico Dr. Ben Carson, que, em 1987, entrou para a história da medicina ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça. O procedimento exigiu cinco meses de planejamento, 22 horas de execução, e mais 4 horas de descanso para falar sobre a cirurgia para a imprensa. Todo o processo envolveu 50 médicos, enfermeiros e técnicos.

 

O primeiro transplante de fígado

O primeiro transplante de fígado no Brasil aconteceu em 1968 no Hospital das Clínicas em São Paulo. Sim, o mesmo do transplante de coração, que teve até algumas pessoas da equipe que realizou o procedimento. 

A operação foi considerada um grande sucesso já que o paciente sobreviveu por mais de um ano com o novo fígado. Ele ocorreu apenas alguns meses após o primeiro transplante de fígado bem-sucedido no mundo, realizado na Inglaterra. 

O Dr. Adib Jatene liderou a equipe médica que realizou a cirurgia no Hospital das Clínicas em São Paulo. O paciente, um homem de 26 anos com cirrose hepática, recebeu um fígado de um doador cadáver. 

A cirurgia durou cerca de 12 horas e foi um grande sucesso, apesar de complicações temporárias nas funções do fígado transplantado. Suspeitaram que os imunossupressores poderiam não estar sendo suficientes para garantir a compatibilidade do órgão. 

O paciente sobreviveu por mais de um ano com o novo fígado, o que foi considerado um grande feito na época, considerando os desafios técnicos e logísticos envolvidos em realizar um transplante de fígado. Desde então, muitos outros transplantes de fígado foram realizados no Brasil, com aperfeiçoamentos na técnica e na seleção dos pacientes e doadores. 

O transplante de fígado é hoje uma opção importante para muitos pacientes com doenças hepáticas. Assim, o Brasil se tornou um dos principais centros para transplantes de órgãos no mundo.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos procedimentos médicos pioneiros que foram realizados no Brasil. A medicina brasileira continua a avançar e contribuir com importantes descobertas e inovações na área da saúde.

Se você se interessa por estudar medicina, que tal conhecer a Universidade de Vassouras? Vassouras fica no Rio de Janeiro e se destaca por ser a melhor escola médica da região. Além disso, ela é um centro de referência para realização de procedimentos médicos de alta complexidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?