Ainda dá tempo de estudar medicina para o Enem?

Blog
Reading Time: 3 minutes

A Melhores Escolas Médicas é sempre fiel a seu público, e ao seu conteúdo, por isso já vamos começar com um choque de realidade. Faltam um pouco mais de 6 MESES PARA O ENEM de 2022. Se você já começou seus estudos, ótimo, continue no seu objetivo, vai dar tudo certo, mas se você é da turma que quer começar a estudar agora, temos uma notícia para você: sim! Ainda dá tempo de estudar medicina para o Enem! 

Como estudar medicina para o Enem?

Antes de qualquer coisa, responda essas perguntas: Por que você está se organizando? Para que? Qual o seu objetivo com isso? Onde você quer chegar? Medicina é o que eu quero?

Agora que você respondeu essas perguntas, repita em voz alta várias vezes: Eu posso, eu quero, eu consigo, eu sou merecedor, eu vou entrar em medicina.

Você deve estar se perguntando o porquê dessas perguntas e dessas afirmações, não é? Porque antes de traçar seu planejamento, você precisa definir seu objetivo e acreditar que é possível, e só depende de você. E olha só, a melhores escolas médicas está aqui para te ajudar.

Trace sua estratégia, e mantenha-se fiel a ela. Nada de ficar “atirando para todos os lados”, fazendo várias estratégias ao mesmo tempo, isso só vai te atrapalhar.

Outro ponto importante, testar a estratégia por uma semana não é suficiente. Você precisa seguir por mais tempo, precisa fazer dela sua rotina, por exemplo: você quer perder peso, mas quer que isso aconteça na primeira vez que você fez atividade física? Não vai rolar, né gente? Constância na estratégia de estudos!!!!

Saiba filtrar comentários externos, nada disso vai te ajudar. Organize tudo: tempo de estudo, tempo de descanso. Quando você deixa tudo bem organizado inicialmente, o resto vai fluir com mais facilidade. 

Entenda o tripé da aprovação

  • Mindset é a maneira como você vai configurar sua mente, você precisa cuidar da sua cabeça, o mindset vai te ajudar muito nesse processo. Você ainda tem 6 meses para o Enem, você tem tempo para estudar, basta confiar em você no seu planejamento. 
  • Cronograma de estudos é uma ferramenta de planejamento que auxilia o estudante na organização do tempo disponível para os estudos.
  • Como entender a TRI– o aluno precisa entender que a prova do Enem, é uma prova de concurso, bem diferente da metodologia de prova do ensino médio. Traçar sua estratégia para entender a TRI vai fazer toda a diferença. 

Foque no Top 5

O que é isso? são os cinco assuntos mais recorrentes de todas as disciplinas que são cobradas no Enem, porque a verdade seja dita, não vai dar tempo de estudar tudo, mesmo se você tiver mais tempo, não tem como dominar todo conteúdo, é muita coisa. São conteúdos de nível básico, intermediário e difícil, ou seja, todo conteúdo que você viu na sua vida escolar, impossível né gente?! Então trabalhar com qualidade, e o que é possível, é o caminho. 

E como esse top 5 vai te ajudar? Segundo Camila Ferreira, professora e especialista em TRI, se você focar nesses assuntos mais recorrentes, você garante pelo menos 35 acertos de cada disciplina, com a TRI máxima e bem aplicada, sabe quantos pontos você consegue fazer? 799!!!! um notão, e você consegue entrar em medicina.

Percebe como ter uma estratégia é importante para sua aprovação? não dá para confiar apenas na sorte. 

Tenha um planner para chamar de seu

Organizar sua rotina de forma mentalmente não vai rolar medaholic, são muitas coisas para você lembrar e dar conta. Então, adote um planner para chamar de seu. Se você não tem um, você pode fazer o download aqui gratuitamente. 

Coloque no planner toda sua rotina fixa: hora de estudar, de dormir, de assistir aula, de fazer atividade física, da ida ao cinema, a rotina de estudos, absolutamente tudo. Mas olha, o planner que vai entrar na sua vida, não o contrário, certo? E quando for organizar as disciplinas que você vai estudar para passar em medicina no Enem, dê prioridade a essas duas: Matemática e Redação.

Por que?

Essas duas disciplinas conseguem te garantir 1000 pontos na prova do Enem, lembrando que a TRI é aplicada completamente em matemática. 

Saiba mais como montar o seu planner. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Blog

Como se preparar para o vestibular de medicina 2023

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina