Definição
Cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico através do estudo, análise e confecção de mapas. Sua principal utilidade é a localização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde continentes até uma residência. Além disso, a cartografia também serve para a orientação no espaço e auxiliar em deslocamentos, com a utilização de bússolas ou GPS.
Características do espaço físico
As técnicas cartográficas nos auxiliam no estudo de várias características do espaço físico:
- Relevo;
- Hidrografia;
- Clima;
- Distribuição;
- Localização e limite dos biomas etc.
Baixe o mapa mental no grupo do Telegram!
Outros tipos de mapas
- políticos: separação entre as cidades, estados ou países;
- populacionais: reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local;
- de redes de transporte: conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias;
- econômicos: representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores;
- de uso da terra: recobrimento do país em termos da classificação dos tipos de uso, a análise dos impactos e a definição dos indicadores da qualidade ambiental.
Tipos de cartografia
Cartografia sistemática
Ramo da cartografia que se dedica à representação das características físicas da superfície terrestre e, por isso, é também chamada de cartografia topográfica.
Cartografia temática
Ramo da cartografia dedicado à produção de mapas com base em informações geográficas diversas, não se restringindo às dimensões físicas de uma área. Seus produtos indicam a ocorrência espacial de fenômenos específicos, como econômicos, sociais, demográficos e naturais. Por isso, também é chamada de cartografia geográfica.
Tipos de projeção cartográfica
A projeção cartográfica é definida como um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.
Projeção Cilíndrica
Essa projeção vem dos paralelos e meridianos sobre um cilindro. Esse tipo de projeção tem os paralelos retos e horizontais; e os meridianos retos e verticais, as regiões de latitudes elevadas sofrem com deformações. É a projeção mais usada para representação total da Terra.
Projeção Cônica
É a projeção do globo terrestre sobre um cone. Esse tipo de projeção possui paralelos e circulares originados de um único ponto. Normalmente, esse tipo de projeção é utilizado para representar países ou regiões de latitudes intermediárias.
Projeção Azimutal
Essa projeção tem como ponto de referência o Polo Sul ou Norte, normalmente o Norte.
Projeção Robinson
Essa é a projeção mais usada na atualidade, pois não causa deformações nas formas. Essa projeção é comum nos atlas e mapas escolares.
Confira outras coisas que podem te interessar:
Movimento oblíquo: resumo para o Enem
SISU 2022.2: Confira as vagas para Medicina
Referência da capa: https://br.pinterest.com/pin/836965911991881670/