Cartografia: resumo para o Enem!

Definição

Cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico através do estudo, análise e confecção de mapas. Sua principal utilidade é a localização de um determinado referencial na superfície terrestre, desde continentes até uma residência. Além disso, a cartografia também serve para a orientação no espaço e auxiliar em deslocamentos, com a utilização de bússolas ou GPS.

Características do espaço físico

As técnicas cartográficas nos auxiliam no estudo de várias características do espaço físico:

• Relevo;
  • Hidrografia;
  • Clima;
  • Distribuição;
  • Localização e limite dos biomas etc.

Baixe o mapa mental no grupo do Telegram!

Outros tipos de mapas

• políticos: separação entre as cidades, estados ou países;
  • populacionais: reúne informações relacionadas com a densidade demográfica de determinado local;
  • de redes de transporte: conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias;
  • econômicos: representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores;
  • de uso da terra: recobrimento do país em termos da classificação dos tipos de uso, a análise dos impactos e a definição dos indicadores da qualidade ambiental.

Tipos de cartografia

Cartografia sistemática

Ramo da cartografia que se dedica à representação das características físicas da superfície terrestre e, por isso, é também chamada de cartografia topográfica.

Cartografia temática

Ramo da cartografia dedicado à produção de mapas com base em informações geográficas diversas, não se restringindo às dimensões físicas de uma área. Seus produtos indicam a ocorrência espacial de fenômenos específicos, como econômicos, sociais, demográficos e naturais. Por isso, também é chamada de cartografia geográfica.

Tipos de projeção cartográfica

A projeção cartográfica é definida como um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.

Projeção Cilíndrica

Essa projeção vem dos paralelos e meridianos sobre um cilindro. Esse tipo de projeção tem os paralelos retos e horizontais; e os meridianos retos e verticais, as regiões de latitudes elevadas sofrem com deformações. É a projeção mais usada para representação total da Terra.

Projeção Cônica

É a projeção do globo terrestre sobre um cone. Esse tipo de projeção possui paralelos e circulares originados de um único ponto. Normalmente, esse tipo de projeção é utilizado para representar países ou regiões de latitudes intermediárias.

Projeção Azimutal

Essa projeção tem como ponto de referência o Polo Sul ou Norte, normalmente o Norte.

Projeção Robinson

Essa é a projeção mais usada na atualidade, pois não causa deformações nas formas. Essa projeção é comum nos atlas e mapas escolares.

Confira outras coisas que podem te interessar:

Movimento oblíquo: resumo para o Enem

SISU 2022.2: Confira as vagas para Medicina

Referência da capa: https://br.pinterest.com/pin/836965911991881670/