ChatGPT: é o fim da medicina?

Compartilhar:

Imagem abstrata de uma mão segurando coisas relacionadas à tacnologia.

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Eu aposto que você também já ouviu falar sobre o ChatGPT e tudo o que ele consegue fazer. Ultimamente não se fala em outra coisa e, se você é um Medaholic, com certeza ouviu falar que ele passou em exames de MBA, Direito e, pasmem, medicina!

Mas o que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem capaz de fornecer respostas em um ambiente de bate-papo, como qualquer chatbot. A principal diferença é que ele pode aprender com base em uma Rede Neural de Previsão de Sequência (Sequence-to-Sequence).

Dessa forma, suas respostas parecem feitas por um ser humano. Esse processo é caracterizado por algo que vai além do Machine Learning: o Deep Learning. O que é isso? Continue lendo que eu explico.

Machine learning é literalmente o “aprendizado da máquina”, em que ela faz a análise dos dados e constrói modelos analíticos relacionados. Já no Deep Learning, “aprendizado profundo”, a intenção é reproduzir o funcionamento do cérebro humano por meio de Redes Neurais Artificiais.

Qual a diferença entre o ChatGPT e um chatbot comum?

O chatbot comum costuma ser bastante limitado e pode ter dificuldades se você perguntar algo fora do script. Nesse sentido, o ChatGPT dá respostas simulando um atendente humano, aprendendo com as respostas dos usuários.

Ele está habilitado com uma técnica chamada “ajuste fino” (ou fine-tuning, em inglês). Assim, a ideia é que ele consiga prever as próximas palavras com base nas palavras geradas anteriormente.

De onde veio o ChatGPT?

O ChatGPT tem nome e sobrenome: Generative Pre-Trained Transformer. O mecanismo foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial.

O modelo multitarefas teve sua primeira versão criada em 2018 e começou a chamar atenção em 2020, em sua terceira versão. Atualmente ele está na versão 3.5 e tem uma base de textos que inclui posts de redes sociais e outros conteúdos disponibilizados nos meios de comunicação.

Hoje ele ainda não se conecta com a internet e todo o seu conhecimento é baseado em fatos e eventos que aconteceram até o fim de 2021. A sua capacidade responsiva se limita a textos escritos, mas futuramente a intenção é que seja possível usar microfones e alto-falantes na comunicação, assim como nas assistentes virtuais.

ChatGPT Medaholic?

Um estudo realizado pela Universidade de Yale comprovou que o Chat teria capacidade de ser aprovado no Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE) tal qual uma pessoa de verdade.

Ele desenvolveu dois artigos que atendiam aos parâmetros do USMLE dentro da porcentagem média, que seria de 50% a 60% de aprovação. Ele também demonstrou capacidade de autocorreção ao receber dicas.

Como a inteligência artificial impacta a Medicina?

É fato que a tecnologia está presente na medicina, seja por meio da telemedicina ou do uso de robôs na realização de cirurgias que viabilizam procedimentos menos invasivos, próteses feitas em impressoras 3D.

Nesse contexto, a inteligência artificial e o big data podem antecipar diagnósticos e direcionar os profissionais. Além de detectar alterações em exames mais facilmente, o que proporciona o tratamento preventivo de doenças.

A comunidade médica extrai diretamente da fonte de desenvolvimentos tecnológicos e suas aplicações no campo da saúde. Portanto, é de extrema importância que estudantes e profissionais médicos estejam atualizados com as novas tendências e eventos atuais da medicina. O aprendizado não termina com a obtenção de um diploma.

Os robôs substituirão os médicos no futuro?

Entendemos que os avanços são importantes e podem auxiliar os médicos no exercício da sua profissão.

No entanto, a maior ressalva quanto à facilidade de uso do Chat está nas fraudes, principalmente depois da aprovação do ChatGPT em testes de proficiência.

Segundo a Zion Market Research, existe uma previsão de que os investimentos globais em robótica na Medicina cresçam em torno de 20% em 2025, e podem atingir 24,6 bilhões de dólares.

Contudo, pode ficar tranquilo(a), nada substitui o calor humano e o atendimento olho no olho. Toda gama de novidades vem acompanhada de ressalvas quanto ao futuro.

Pense nas profissões de 20 anos atrás, muitas coisas mudaram e se modernizaram, o mesmo ocorrerá daqui para frente. Não precisa ter medo, nós estamos com você nessa jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?