Chocolate, bom para os estudos?

Blog
Reading Time: 3 minutes

Ao leite, branco, amargo… não importa o tipo, uma coisa é fato: chocolate é bom de qualquer jeito.

Por onde começamos? Não, não é pelo supermercado, nem … segura um pouquinho essa gula e vamos falar primeiro sobre a estrela da vez!

 

Cacau

O cacau é o ingrediente base do chocolate, já estamos cansados de saber. Porém, o que muita gente ainda não descobriu é que o fruto é rico em benefícios variados que melhoram o humor, o fluxo sanguíneo e regulam o açúcar no sangue (ah, dizem ainda que tem aroma de chocolate, mas daqui eu também consigo sentir o cheirinho do sucesso). Por fim, o cacau é rico em uma substância chave para os benefícios cognitivos: os Flavonoides.

 

Mas o que é isso? Calma, calma. A gente explica!   🙂 

 

Flavonoides

São compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e infelizmente não são criados pelo nosso corpo :/

 

Mas nem tudo está perdido.

Para suprir essa ausência, é importante que a gente consuma alimentos ricos na substância. E para nossa alegria… temos alguns como: Frutos secos; Chá verde; Chá preto; Vinho tinto; Uvas; Açaí; Suco de laranja; Cebolas; Tomates… outro e outros ( a lista é grande)… E, finalmente, nosso queridinho chocolate.

 

As propriedades são maravilhosas.

 

  • Retarda o envelhecimento; ( ahh os produtos Ivone)
  • Aumenta a densidade óssea; ( por que choras, calcitran?)
  • Combate infecções;
  • Auxilia na absorção de vitamina C;

 

e várias outras maravilhas da natureza.

 

Mas agora vamos voltar ao protagonista da matéria.

 

Chocolate

Ele não é apenas um grande gostoso. Também pode ajudar na maratona de aprendizagem, ou melhor dizendo… adoçar sua rotina de estudos.

A propriedade de melhorar o fluxo sanguíneo presente no chocolate também se estende ao cérebro, melhorando o foco. O que é bem útil para aquela leitura mais densa.

O bendito também ajuda na memória, agora me diga se isso não é um presente divino.

As substâncias presentes no chocolate ainda são capazes de reduzir os sintomas da falta de sono. Isso não significa que você pode perder horas e horas de sono, apenas que ele pode ajudar a te manter em equilíbrio com o cansaço. Então nada de abusar da mente.

Vale lembrar que o chocolate, apesar de possuir vários benefícios, é um alimento bastante calórico, principalmente o chocolate branco, então deve ser consumido moderadamente. Nada de sair comendo como se o mundo fosse acabar amanhã. O recomendado é de 30 a 40 gramas por dia ( do chocolate amargo).

Chocolate Amargo

 

O chocolate amargo ganha destaque dentro os outros tipos de chocolate pois é o que possui mais concentração de cacau em sua composição. Muita gente vira a cara e passa direto pelo nosso amiguinho amargo, mas quanto mais amargo maiores os benefícios e quantidade de flavonoides. Esse ganha medalha de ouro dos nutricionistas quando o assunto é a opção mais saudável.

 

Mas sempre lembrando de manter a moderação, apesar de benéfico para uma rotina intensa de estudos, o chocolate em excesso pode aumentar consideravelmente o nível de açúcar no organismo e outros problemas consequentes, então pega leve! 

 

E aí medaholic chocólatra…que tal pegar agora um chocolate pra adoçar seus estudos? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Reprodução assistida no Brasil: CFM publica atualização

Notícias

Internato em medicina: É a melhor fase do curso?

Blog

Estratégias para escrever uma boa redação no Enem

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina