Chocolate, bom para os estudos?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Ao leite, branco, amargo… não importa o tipo, uma coisa é fato: chocolate é bom de qualquer jeito.

Por onde começamos? Não, não é pelo supermercado, nem … segura um pouquinho essa gula e vamos falar primeiro sobre a estrela da vez!

 

Cacau

O cacau é o ingrediente base do chocolate, já estamos cansados de saber. Porém, o que muita gente ainda não descobriu é que o fruto é rico em benefícios variados que melhoram o humor, o fluxo sanguíneo e regulam o açúcar no sangue (ah, dizem ainda que tem aroma de chocolate, mas daqui eu também consigo sentir o cheirinho do sucesso). Por fim, o cacau é rico em uma substância chave para os benefícios cognitivos: os Flavonoides.

 

Mas o que é isso? Calma, calma. A gente explica!   🙂 

 

Flavonoides

São compostos bioativos que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, e infelizmente não são criados pelo nosso corpo :/

 

Mas nem tudo está perdido.

Para suprir essa ausência, é importante que a gente consuma alimentos ricos na substância. E para nossa alegria… temos alguns como: Frutos secos; Chá verde; Chá preto; Vinho tinto; Uvas; Açaí; Suco de laranja; Cebolas; Tomates… outro e outros ( a lista é grande)… E, finalmente, nosso queridinho chocolate.

 

As propriedades são maravilhosas.

 

  • Retarda o envelhecimento; ( ahh os produtos Ivone)
  • Aumenta a densidade óssea; ( por que choras, calcitran?)
  • Combate infecções;
  • Auxilia na absorção de vitamina C;

 

e várias outras maravilhas da natureza.

 

Mas agora vamos voltar ao protagonista da matéria.

 

Chocolate

Ele não é apenas um grande gostoso. Também pode ajudar na maratona de aprendizagem, ou melhor dizendo… adoçar sua rotina de estudos.

A propriedade de melhorar o fluxo sanguíneo presente no chocolate também se estende ao cérebro, melhorando o foco. O que é bem útil para aquela leitura mais densa.

O bendito também ajuda na memória, agora me diga se isso não é um presente divino.

As substâncias presentes no chocolate ainda são capazes de reduzir os sintomas da falta de sono. Isso não significa que você pode perder horas e horas de sono, apenas que ele pode ajudar a te manter em equilíbrio com o cansaço. Então nada de abusar da mente.

Vale lembrar que o chocolate, apesar de possuir vários benefícios, é um alimento bastante calórico, principalmente o chocolate branco, então deve ser consumido moderadamente. Nada de sair comendo como se o mundo fosse acabar amanhã. O recomendado é de 30 a 40 gramas por dia ( do chocolate amargo).

Chocolate Amargo

 

O chocolate amargo ganha destaque dentro os outros tipos de chocolate pois é o que possui mais concentração de cacau em sua composição. Muita gente vira a cara e passa direto pelo nosso amiguinho amargo, mas quanto mais amargo maiores os benefícios e quantidade de flavonoides. Esse ganha medalha de ouro dos nutricionistas quando o assunto é a opção mais saudável.

 

Mas sempre lembrando de manter a moderação, apesar de benéfico para uma rotina intensa de estudos, o chocolate em excesso pode aumentar consideravelmente o nível de açúcar no organismo e outros problemas consequentes, então pega leve! 

 

E aí medaholic chocólatra…que tal pegar agora um chocolate pra adoçar seus estudos? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?