Último dia para solicitar a isenção da taxa de pagamento do Enem 2024

Karla Thyale Mota

Finaliza nesta sexta-feira, 26, o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa de pagamento do Enem 2024. Este também é o último dia para que candidatos que conseguiram a isenção na edição passada e não compareceram para a realização da prova, justifiquem a ausência.

Para solicitar a isenção, basta acessar a Página do Participante, com o login e senha gov.br. Após a solicitação, os candidatos beneficiados com a gratuidade do exame, devem ficar atentos ao edital e cronograma de inscrição. Ou seja, mesmo com a isenção do pagamento do exame, os candidatos beneficiados não estarão inscritos no Enem 2024, exigindo assim que realizem a inscrição.

Quem tem direito a Isenção do Enem 2024?

Têm direito a gratuidade, estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem cursou em escola pública todo o ensino médio, ou como bolsista integral em colégio particular. Além disso, também têm direito, pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que possuam registro no Cadastro Único (CadÚnico).

Passo-a-passo para solicitar isenção:

Para solicitar a isenção da taxa de pagamento do Enem 2024, acesse a Página do Participante. Nesta etapa é necessário utilizar o login e senha cadastrada da conta gov.br.

Portanto, confira abaixo o passo-a-passo para solicitar sua isenção:

Passo 1:

Na Página do Participante, selecione o campo Justificativa de ausência/isenção.

Passo 2:

Na mesma página, aparecerá a opção para selecionar a imagem correspondente a dica dada. Ao escolher a opção correta, o sistema solicitará seu CPF e data de nascimento. Por fim, basta selecionar em “Iniciar justificativa ou Isenção” para confirmar as informações.

Como justificar a ausência no Enem

Para conseguir a isenção do Enem 2024, além dos critérios de seleção estabelecidos pelo INEP, também é necessário não ter faltado a edição anterior a esta. Esse critério cabe aos candidatos que foram beneficiados com a isenção e não conseguiram comparecer no dia do exame.

No entanto, para conseguir novamente a gratuidade, é preciso justificar o não comparecimento. Para isso, é necessário anexar, junto à justificativa, um documento comprobatório para a falta.

Confira os motivos aceitos pelo INEP para a justificar a ausência e os documentos necessários:

Enem 2024: isenção da taxa de inscrição já pode ser solicitada

Programa Pé-de-Meia

Os estudantes participantes do Programa Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio, além de conseguir a gratuidade do exame, também receberão um incentivo de R$ 200,00 caso participe dos dois dias de prova (e da reaplicação, se houver). O pedido de isenção ocorre da mesma forma dos demais estudantes, ou seja, através da Página do Participante.

Cronograma de isenção e justificativa do Enem 2024

• 15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
  • 24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.