Como estudar atualidades para o Enem?

estudante sentada segurando o celular

Se você é um vestibulando antenado, deve estar ligado que a atualidade é um tema muito presente no Enem. Estar conectado ao que acontece no mundo à sua volta é uma vantagem, pois te ajuda a responder boa parte das questões e ainda te dá repertório de sobra na Redação! Mas como estudar atualidades para o Enem? Vem comigo!

O que pode cair em atualidades?

Sabia que o Enem não coloca questões sobre acontecimentos do ano de sua edição? Isso acontece porque a prova é preparada beeem antes de sua aplicação. Por isso, não há como definir com precisão o que cairá ou não sobre atualidades. O que podemos dizer é que é fundamental que você saiba identificar contextos históricos, apontar possíveis causas para a problemática abordada e fazer pontes entre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Você pode não saber responder às questões com assertividade, mas se tiver uma boa base informacional, pode trabalhar em cima do que a questão trata.

Como ficar por dentro das atualidades?

Pode parecer repetitivo e óbvio, mas não tem outra forma de ficar por dentro do que está acontecendo senão acompanhando as mídias e pesquisando. Leia revistas e jornais, assista noticiários, documentários, programas de entrevistas, use e abuse do Google para procurar o assunto momento e até os trending topics do Twitter. Dedique de 20 a 30 minutinhos do seu dia para se atualizar e garanto que seu repertório sócio-cultural irá aumentar bastante.

Indicações de mídias

Podcasts

Se você já é um consumidor de podcasts, provavelmente já aprendeu muita coisa, mesmo que indiretamente. Nas plataformas digitais, existem inúmeros podcasts que você pode acompanhar. Portanto, aqui vai uma listinha de sugestões:

• No pé do ouvido (Canal Meio)
  • Xadrez Verbal (Central 3 Podcasts)
  • Durma com essa (Nexo)
  • Ao ponto (jornal O Globo)

Newsletter

Outro meio de ficar por dentro das notícias e das atualidades é assinando newsletters. Elas são nada mais, nada menos que notícias em texto. Então você pode me perguntar: “ué, mas não seria o mesmo que ler um jornal?”. Não necessariamente, pois muitas newsletters resumem e desmembram a notícia para uma leitura mais rápida. Aqui vai mais uma listinha que você pode conferir:

Atualidades na Redação

As atualidades no Enem, além de serem retratados nas questões, também aparecem na redação. Como já dito, o repertório sócio-cultural é um aspecto extremamente importante no embasamento dos seus argumentos. Além disso, você sabe que os temas, ponto principal para você iniciar sua redação, sempre tratam de problemáticas ou discussões atuais relevantes à sociedade.

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma sugestão para nos dar? Comenta aí embaixo!

Confira outras coisas que podem te interessar:

Saiba como estudar ciências da natureza para o enem!

Quais são as matérias mais cobradas para passar em medicina?