Como não surtar esperando resultado de provas

resultado de provas - estudante de medicina

Esperar pelo resultado de provas pode ser uma das experiências mais estressantes na vida de um estudante. É natural sentir-se ansioso, nervoso ou preocupado enquanto aguarda o resultado. No entanto, é importante não deixar que o estresse e a ansiedade se transformem em um surto. Neste artigo, exploraremos algumas estratégias eficazes para ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse ao esperar pelos resultados de provas.

Confira o texto completo→→

Mantenha a perspectiva

Embora esperar pelo resultado de uma prova possa parecer uma questão de vida ou morte, é importante manter a perspectiva. Em muitos casos, a prova é apenas uma parte de um processo maior, como uma admissão em uma universidade ou um processo de seleção para um emprego. Lembre-se de que a prova é apenas uma parte da sua história acadêmica e que você tem outras habilidades e talentos que são importantes para o seu sucesso.

Encontre uma distração saudável

Uma das melhores maneiras de lidar com a ansiedade enquanto espera pelos resultados de uma prova é encontrar uma distração saudável. Encontre uma atividade que o ajude a relaxar e a desestressar, como ler um livro, praticar exercícios físicos, meditar ou sair com amigos. Ao encontrar uma distração saudável, você pode se concentrar em coisas positivas e evitar se preocupar constantemente com o resultado da prova.

Textos que podem te ajudar nesse momento:

Minha alimentação afeta meus estudos?
Como manter a calma no pós-vestibular de medicina?

Evite as comparações

Comparar-se com outros alunos pode aumentar a ansiedade e o estresse enquanto espera pelo resultado da prova. Lembre-se de que cada aluno é único e que tem suas próprias habilidades e talentos. Em vez de comparar-se com outras pessoas, concentre-se em suas próprias habilidades e conquistas. Lembre-se de que, independentemente do resultado da prova, você é uma pessoa valiosa e talentosa.

Fale com alguém

Falar sobre suas preocupações e ansiedades com um amigo, um membro da família ou um conselheiro pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Eles podem oferecer conselhos e perspectivas diferentes que podem ajudar a acalmar suas preocupações. Além disso, conversar com alguém pode ajudar a reduzir o isolamento e a solidão que podem ocorrer durante o processo de espera.

Mantenha-se ocupado

Manter-se ocupado durante o período de espera pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Considere se envolver em atividades que o mantenha ocupado, como trabalhar em projetos escolares, fazer voluntariado ou procurar um trabalho de meio período. Ao manter-se ocupado, você pode evitar passar muito tempo pensando no resultado da prova.

Mantenha-se saudável

Manter-se saudável durante o período de espera pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Certifique-se de comer uma dieta equilibrada, dormir o suficiente e fazer exercícios regularmente. O exercício físico pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e aumentar a energia. Além disso, evite o uso excessivo de álcool, drogas ou outros comportamentos que possam prejudicar sua saúde e bem-estar.

Visualize o sucesso

Visualizar o sucesso pode ajudá-lo a se concentrar nos resultados positivos e reduzir a ansiedade. Pense em como se sentirá quando receber uma nota alta na prova ou quando for aceito na universidade ou no emprego dos seus sonhos. Concentrar-se em resultados positivos pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e menos preocupado.

Por fim, é importante lembrar que você não pode controlar o resultado da prova. Em vez de lutar contra o que não pode controlar, pratique a aceitação. Aceite que o resultado da prova pode ser positivo ou negativo e que isso não define quem você é como pessoa. Lembre-se de que você tem o poder de escolher como responder ao resultado da prova e que pode escolher um caminho positivo, independentemente do resultado.

Esperar pelo resultado de uma prova pode ser uma experiência estressante e ansiosa. No entanto, existem várias estratégias eficazes que você pode usar para lidar com o estresse e a ansiedade durante esse período. Manter a perspectiva, encontrar uma distração saudável, evitar comparações, fazer um plano de backup, falar com alguém, manter-se ocupado, manter-se saudável, visualizar o sucesso e praticar a aceitação são todas maneiras eficazes de lidar com o estresse enquanto espera pelo resultado da prova.

Uma nota não te define

Lembre-se de que a prova é apenas uma parte da sua história acadêmica e que você tem outras habilidades e talentos que são importantes para o seu sucesso. Afinal, independentemente do resultado da prova, você é uma pessoa valiosa e talentosa. Use essas estratégias para cuidar de si mesmo e para se concentrar em resultados positivos. Com tempo e paciência, você pode superar o estresse e a ansiedade enquanto espera pelo resultado da prova e continuar avançando em direção aos seus objetivos e sonhos.

E caso o resultado não seja o esperado, lembre-se que esse é só um passo da sua vida e que você sempre pode tentar novamente, então, não deixe que um resultado abaixo do que o esperado te desanime a continuar tentando.

Confira as datas do resultado do Enem 2023:

Gabarito oficial: em 24 de novembro;

Resultados individuais: em 16 de janeiro, na Página do Participante.