Minha alimentação afeta meus estudos?

Compartilhar:

minha alimentação afeta meus estudos?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Minha alimentação afeta meus estudos? Que a alimentação é um determinante para nosso rendimento físico, isso todo mundo já sabe! 

Mas o que muita gente não sabe, ou até sabe, e ignora é como a alimentação influencia no rendimento cognitivo. Assim como a constância dos estudos, resolução de exercícios, e dormir no mínimo 7 horas, ter uma alimentação saudável, faz total diferença no seu rendimento nos estudos. Mas não é comer uma maçã, uma vez por semana, lembre-se a palavra é constância, rotina, leve isso para seu dia a dia. 

Convidamos a nutricionista Isabelle da Silva para falar com mais propriedade sobre o assunto.

Com a palavra, a nutricionista:

Hoje como nutricionista, atendo muitos pacientes concurseiros que já entenderam essa importância e buscam a alimentação saudável justamente para melhorar a concentração, memória e sono. Se você é estudante, e quer fazer parte dessa turma que já usa a alimentação como um diferencial nos estudos aqui vai algumas dicas que uso com meus pacientes:”

Se liga nessas dicas:

  • Nada de radicalismo e de “inventar moda”.  Comece trocando os excessos de industrializados por comida de “verdade”. Eu sei que horas estudando, traz a necessidade de alguns “lanchinhos”, então nesse momento você pode trocar os biscoitos ou bolos por frutas ou oleaginosas. 
  • Nas principais refeições tente diminuir o volume dos carboidratos (nada de ficar “tirando” os carbos, ok?! apenas diminua as quantidades) E acrescente verduras ,cozidas de preferência. 
  • Entre as refeições consuma bastante líquido, de preferência água, mas também podem ser sucos, água de coco e chás.

Introduzindo essas “comidas de verdade”, na sua rotina você vai aumentar o consumo de Magnésio, Zinco, Ferro, Vitamina C, entre outros nutrientes que são importantes para as funções cerebrais.

Alguns alimentos precisam ser evitados

Esses serão vilões quando o assunto for o desempenho nos estudos, eles atrapalham a concentração, foco, queda de energia e fadiga.

O principal vilão é o AÇÚCAR! Então nada de comer biscoitos recheados, sorvete, chocolate ao leite. Lembrando que esses efeitos podem perdurar até uma hora após ingestão desses alimentos, porque a digestão deles é bem lenta, porque são fonte de gorduras ruins.

Sabemos que a rotina de estudos é corrida, então alguns alunos procuram “o mais fácil” e acabam optando por fast food, não caia nessa cilada! Esse tipo de lanche só vai te causar fadiga e sonolência, e você não quer isso, não é?

Mais dicas de como aumentar seu rendimento nos estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?